ATIVIDADE 05 4º BIMESTRE Tecnologia e inovação
SEMANA 16 a 20 de Novembro
ON-LINE OU OFF-LINE, SOMOS SEMPRE A MESMA PESSOA
Online ou offline, somos sempre a mesma pessoa: Nas duas situações é preciso saber se comportar. É isso, existem regras de como devemos nos comportar nesse mundo da internet. O conjunto de boas maneiras e normas gerais de bom senso para seguirmos nas interações em ambientes virtuais, é conhecida como “netiqueta”. Para criar uma internet positiva, uma boa maneira é começar pelos preceitos que aprendemos no mundo offline ao relacionarmos com amigos, professores, família e outros. Seguir as normas de boas condutas serve para os dois mundos: offline e online. Esse já é um ótimo começo! Não é porque você está atrás de uma tela, aparentemente anônimo, que seu comportamento pode ser inocente, agressivo ou desrespeitoso. Pense nisso: o mundo digital é parte do seu mundo e você deixa marcas por onde passa. Seja online ou offline, temos responsabilidade sobre nossas atitudes em relação a nós mesmos e aos outros. É muita coisa para refletir e para incorporar, certo? Mas nada que você não consiga tirar de letra se parar e refletir antes de fazer qualquer coisa online. Você não atravessa a rua sem olhar ou sem esperar o farol para os carros fechar, certo? Mesma coisa aqui. Calma e atenção! Pesquisem sobre “netiqueta”. Existem algumas condutas que são específicas do mundo online que são importantes que você saiba. Anote os pontos importantes e faça esse registro.
Dicas netiqueta
Netiqueta: O que é?
A netiqueta (neologismo oriundo da fusão das palavras net + etiqueta) cumpre o papel de intermediar a boa comunicação e prezar por uma vivência virtual harmônica. Regras de comportamento são necessárias em qualquer tipo de convívio social e, na internet, isso não é diferente. Com a dificuldade em interpretar emoções e conotações na comunicação via web, uma etiqueta virtual se torna imprescindível.
Para promover essas regras, montamos um guia com algumas regras básicas de netiqueta e uma breve explicação do que é netiqueta.
Netiqueta – mensagens
Evite escrever em letras maiúsculas
Na hora de escrever uma mensagem (seja um e-mail profissional ou uma conversa em rede social), evite escrever em letras maiúsculas. Como a internet tem suas limitações na hora de imprimir emoções, as letras maiúsculas acabam sendo usadas como “grito”. Uma mensagem inteira assim pode denotar outro sentido, mesmo sem querer. Também é interessante escrever seus textos de forma clara e objetiva. Negrito, itálico e sublinhado são utilizados apenas em pontos específicos de detalhe. Abusar de gifs animados e fontes coloridas também não é uma boa escolha.
Evite escrever em outra língua
Evite escrever em outra língua, a não ser que seja solicitado. Não dá pra saber se todo mundo irá compreender a sua mensagem, principalmente fora de ambientes corporativos.
Divida seu texto em blocos
Na hora de escrever uma mensagem longa, divida o seu texto em blocos e, se possível, por subtítulos. Mensagens grandes e contínuas são cansativas, ainda mais em uma tela de computador.
Mande e-mails em cópia oculta
Na hora de mandar e-mails para mais de uma pessoa, opte por mandar em cópia oculta, principalmente se essas pessoas não se conhecem. Isso diminui a possibilidade de spams e mensagens indesejadas.
Netiqueta – fóruns e redes sociais
Respeite as regras do grupo
Antes de disparar mensagens em algum grupo, entenda o funcionamento dele. Muitos grupos têm documentos com regras e orientações aos participantes.
Procure antes de perguntar
Procure no histórico do grupo se a sua dúvida ou mensagem já não foi tema de debate. Caso tenha sido, mas você deseja realizar um novo comentário, não abra outro tópico. Escreva no tópico existente e “reaviva” a discussão.
Não repita mensagens
Não mande as mesmas mensagens várias vezes. Isso é uma forma de spam e torna os fóruns desagradáveis.
Seja educado e respeitoso
Seja sempre educado e respeitoso com todos os participantes e acate as decisões de moderadores. Eles estão ali exatamente para conduzir os fóruns de uma forma benéfica a todos.
Evite escrever mensagens acaloradas
Com o “anonimato” que a internet oferece, é muito comum que as discussões atinjam níveis que, na realidade, não atingiriam. Lembre-se que a internet é um espaço de convívio como qualquer outro e o bom senso deve sempre falar mais alto.
Netiqueta e o falso anonimato da internet
Já se tornaram rotineiros o aparecimento de casos de agressão verbal, violência, ameaças e preconceito na internet. Por estarmos atrás de uma tela de computador, temos a falsa sensação de que estamos impunes, protegidos pelo anonimato e que a internet se torna um espaço aberto para falarmos o que quisermos, da maneira que quisermos e para quem quisermos. Na realidade, isso não é assim.
Nunca devemos esquecer que o contato feito via web é sempre recebido por outra pessoa e não simplesmente por uma máquina. Direitos civis e privacidade devem ser respeitados em qualquer lugar, inclusive na web. A máxima de “faça para os outros o que você deseja que façam para você” nunca foi tão necessária em nosso tempo.
Atente-se para a maneira que você se porta na internet para que ela seja um espaço de aprendizado, compartilhamento saudável e boas relações.
Online e Offline
Online e Offline são termos em inglês que significam respectivamente "em linha" e "fora de linha".
O termo online é usado para se referir à alguém que esteja conectado a internet, que esteja disponível para acessar informações em tempo real. Já a palavra offline é usada quando a pessoa está desconectada, ou seja, quando uma pessoa não pode receber mensagens ou acessar a rede.
É comum o uso desses termos nas redes sociais e aplicativos de conversa instantânea, para se referir às pessoas que estão ou não conectadas e aptas à receber mensagens na mesma hora.
Muitas vezes, também são usadas as expressões:
Estar on
Para dizer que alguém está online naquele momento, ou seja, que ela pode receber mensagens e está disponível para conversar.
- Eu vi que você estava on e não me respondeu.
Estar off
Quando a pessoa não está conectada, está offline. O termo pode ser usado para falar de um momento pontual, ou quando a pessoa quer informar que ficará muito tempo longe da internet.
To indo viajar, então já sabe: vou ficar off esse final de semana.
Porém, o termo estar off também é usado por pessoas que frequentam academia, para dizer que estão um período paradas, sem treinar.
Essa semana eu estou em off, mas na próxima já volto a malhar.
Deixar em off
A gíria "deixar em off" já tem um outro significado diferente. Significa deixar algo quieto, por baixo dos panos.
Por exemplo, se você conta algum segredo para alguém e não quer que se espalhe, você pode dizer para a pessoa "deixar isso em off".
A forma correta de escrita da palavra é “on-line”, com hífen. A palavra “online”, sem hífen, embora seja frequentemente utilizada e se encontre dicionarizada nos dicionários de língua inglesa, não se encontra reconhecida no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras.
A palavra “online” é uma expressão em inglês que significa “na linha”. A ideia era mostrar que alguém ou algum sistema estava disponível via internet. Na língua inglesa, a forma correta de se escrever o termo é “online”, sem hífen. ... Porém, com o passar do tempo, o hífen acabou caindo em desuso.
Responda questões abaixo:
1- Qual a diferença de on-line-line e online?
2- É correto escrever online ou on-line-line?
3- O que é o modo offline?
4- O que quer dizer quando a pessoa está online?
5- Quais são as principais regras de netiqueta?
6- Para que serve a Netiqueta?
ridiculo