Prof. Rui
Atividade 01 terceiro bimestre 6º e 7º ano Fundamental Tecnologia e Inovação semana 03 a 07 de agosto ATIVIDADE I: FAÇA A LEITURA DO TEXTO : O acesso a smartphones tem acontecido cada vez mais cedo entre crianças e jovens no Brasil. Uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box revelou que 30% das crianças entre 4 e 6 anos têm um dispositivo móvel próprio e, ainda mais cedo que isso, na faixa dos 0 aos 3 anos, 12% também já possuem os próprios aparelhos. O estudo concluiu que isso pode ter relação com a influência da presença massiva da tecnologia no dia a dia das pessoas, desde que acordam até a hora de dormir. As crianças se espelham nos adultos, por isso se os pais fizerem uso excessivo dos smartphones é natural que os filhos queiram imitá-los. Em uma análise de acordo com o gênero, constatou-se que ter celulares próprios é mais comum entre os meninos (44%) do que entre as meninas (39%). No total, 83% das crianças brasileiras de 0 a 12 anos acessam um smartphone, seja ele próprio ou emprestado pelos responsáveis. Além disso, o anseio pelo objeto começa logo nos primeiros anos de vida. As entrevistas feitas com os pais para o estudo indicaram que 40% das crianças de até três anos de idade já pediram o aparelho de presente. Outro dado interessante é o fato dos responsáveis muitas vezes não se sentirem influenciadores desses desejos. Somente 13% entendem que eles próprios influenciam nesse aspecto. A maioria (45%) acredita que os amigos são os principais responsáveis pelas crianças quererem ter um celular:
Mesmo com vários estudos comprovando que o uso excessivo de smartphones pode ser prejudicial ao desenvolvimento das crianças, os números na frente das telas são altos. Na faixa dos 10 aos 12 anos, por exemplo, 32% dos pequenos usam o aparelho em média de quatro horas ou mais por dia, mesmo com 72% dos pais afirmando restringir a utilização. Por outro lado, a tecnologia não precisa ser tratada como vilã. O uso responsável, com as ferramentas adequadas, levando em conta a maturidade da criança e a capacidade dos pais em gerir essa relação de maneira saudável, equilibrada e responsável, pode enriquecer o desenvolvimento das crianças, sem atrapalhar seu desenvolvimento social e suas experiências no mundo real. Texto disponivel em: https://www.consumidormoderno.com.br/2019/11/19/criancas-ganham-smartphones-mais-jovens Responda: A) Na sua opinião, quais os efeitos da tecnologia no desenvolvimento das crianças? B) Você concorda que os responsáveis , não influenciam nos desejos das crianças em quererem possuir um smartphone? Explique. C) Você possui um smartphone? Qual o seu tempo médio de uso durante um dia?
ATIVIDADE II: No celular abaixo vemos alguns ícones conhecidos em nosso cotidiano. Vamos listar aqueles que você conhece:
Data de entrega : 13/08/20 Forma de entrega: e-mail ruiantonio@professor.educacao.sp.ov.br
Comments