top of page
  • ozildepassarella

Sociologia - 3ºs Ensino Médio - Novos Movimentos Sociais

Prof. Rui


Sociologia 3º Series A e B

Semana 29/06 a 03/07


Novos Movimentos Sociais: Negro, LGBT e Ambientalista

Sociologia Professor Rui Antonio Filho

Movimentos sociais contemporâneos - ¿Novos¿ movimentos sociais: negro, feminista, ambientalista, GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros)

Os Movimentos Negros

No mundo: Pan – africanismo

Luta contra o Apartheid na África do Sul (Nelson Mandela)

Movimento Negro nos EUA: Martin Luther King Malcom X Panteras Negras

*Dica: filme "Selma"

Os Movimentos Negros no Brasil:

O movimento negro pode ser classificado em três fases distintas:

1. Movimentos abolicionistas e de libertação (Joaquim Nabuco, Castro Alves, Luís Gama, André Rebouças...).

2. Movimentos de integração na sociedade de classe ( Frente Negra e Arlindo Veiga dos Santos).

3. Movimentos de perspectiva socialista ( MNU e Abdias do Nascimento).

O Movimento LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros

Sempre houve pessoas que transgrediram essas normas de comportamento e, por isso, foram discriminadas, pois tais transgressões eram consideradas sintomas de doenças e anormalidades. Essa situação começou a ser questionada no final do século XIX. As vanguardas artísticas desse período exerceram um importante papel ao questionar as normas de comportamento vigentes. Seu estilo de vida, que se opunha ao modo conservador, clamava e praticava a liberdade de todas as formas, principalmente a sexual. É desse meio que surgem grandes escritores e artistas que se assumiram homossexuais. O caso mais famoso é o do escritor Oscar Wilde.

O Movimento LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros Podemos colocar a Revolta de Stonewall (1969) como o marco inicial do Movimento Homossexual moderno. O levante dos frequentadores do bar gay norte-americano, cansados das agressões constantes e gratuitas da polícia de NY, está para a História do Movimento Homossexual como a Queda da Bastilha para a Revolução Francesa.

* Dica: Filme "Milk"

O Movimento LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Brasil:Transgêneros No

O movimento brasileiro nasce no final dos anos 1970, predominantemente formado por homens homossexuais.


Entre 1981 e 1985 acontece uma campanha nacional coordenada pelo Grupo Gay da Bahia para retirar a homossexualidade do código de doenças do Inamps, ou seja, a luta pela despatologização.


O uso do termo "orientação sexual" implica afirmar que não se trata de escolha individual racional e voluntária, mas não se trata também de uma determinação simples.No início dos anos 1990, o movimento homossexual cresceu como forma de solução para essa situação, tornando o Brasil pioneiro na resposta comunitária e governamental à Aids.


Em 1995, ocorre a fundação da primeira e maior rede de organizações LGBT brasileiras, a ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis).

Em 1997 ocorre a 1ª Parada do Orgulho Gay em SP.


Cartórios de todo o Brasil não poderão recusar a celebração de casamentos civis de casais do mesmo sexo ou deixar de converter em casamento a união estável homoafetiva, como estabelece a Resolução n. 175, de 14 de maio de 2013, aprovada durante a 169ª Sessão Plenária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O Movimento Ambientalista

O desenvolvimento industrial, técnico e científico conseguiu nas nações mais desenvolvidas um nível de produção muito eficiente, que mudou o modo de vida cotidiano das pessoas, gerando maior consumo e mais acesso ao conforto. Contudo, o avanço das novas tecnologias de produção aplicado à indústria e à agricultura gera problemas sérios na relação do homem com a natureza e com o meio ambiente.

Os movimentos ambientalistas surgem justamente neste momento, em que o risco se torna um problema de gerenciamento econômico e político. Isto é, trata-se de lidar política e economicamente com os custos do risco, o que sempre trará problemas com relação às medidas a ser adotadas para reduzir o nível de agressão à natureza.

A questão ambiental ganhou notoriedade na década de 70 em razão dos movimentos políticos. Em 1971, sugiram duas das maiores organizações ambientalistas internacionais ainda atuantes no mundo: o Greenpeace e o Friends of the Earth, sendo o primeiro mais conhecido no mundo.

O Movimento Ambientalista No Brasil:

Os primeiros Ambientalistas no Brasil, surgem como reação às consequências ambientais das grandes plantações de cana, café e à herança colonial perversa, destrutiva e insustentável. Podemos perceber na leitura da época, que a batalha é contra o latifúndio, a escravidão e os maus tratos à terra. Décadas de 80 e 90 - internacionalização da Amazônia: figura de Chico Mendes é representativa desse contexto. Seringueiro e sindicalista, ele foi um importante ativista ambiental, lutando em defesa da preservação da Amazônia. Lutou pela reforma agrária, pelos interesses dos povos da floresta, indígenas, castanheiros, seringueiros e outros grupos, cujos modos de vida e de sobrevivência baseiam-se na sua relação com a Floresta Amazônica. Por conta de sua atividade militante, foi assassinado por fazendeiros.


*Dicas: "A ultima hora" e "Chico Mendes: o preço da floresta"..

Atividade:

Responda questoes abaixo:

1. O que são movimentos sociais e sua importância?

2. Qual a importância dos movimentos sociais nas políticas públicas?

3. Quais são as principais características dos movimentos sociais?

4. Qual é o papel dos movimentos sociais em uma democracia?

5. O que são movimentos sociais exemplos?

6. Como atuam os movimentos sociais?

7. O que é necessário para o surgimento de um movimento social?

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page