top of page
  • ozildepassarella

Sociologia - 2ºs Ensino Médio - Construção da Identidade

Prof. Rui Sociologia 2º Series A,BeC Prof. Rui

Construção da identidade pelos jovens Semana 06/07 a 10/07

Construir uma identidade, para Erikson (1972), implica em definir quem a pessoa é, quais são seus valores e quais as direções que deseja seguir pela vida. ... Marcia (1966) apresenta duas dimensões essenciais na formação de qualquer identidade pessoal.


Construindo a identidade A adolescência tem várias tarefas desenvolvimentais; todas elas, entretanto, de uma maneira ou de outra, passam pela estruturação da identidade, que é iniciada desde o nascimento e adquire nesta etapa seu caráter mais definitivo. A identidade se constrói através de: Identificações que poderão ser estruturantes ou patológicas. Na infância as identificações se dão basicamente com as figuras parentais. Na adolescência, em função do processo de separação e individuação próprio desta etapa, o jovem busca modelos identificatórios em representantes da sociedade e da cultura em que estão envolvidos (professores, artistas, desportistas, etc.). O adolescente procura outros jovens, ou grupos de jovens, com quem se identificar por semelhança ou por oposição, sendo “igual” ou completamente “diferente”. Há uma grande necessidade de pertencimento e de reconhecimento e os grupos são espaços extremamente ricos para estas experiências.

Nesta busca de modelos os adolescentes agrupam-se conforme suas características individuais, em “tribos”, cada uma caracterizando-se por uma cultura específica, muitas vezes determinadas pelos padrões trazidos da sociedade onde vivem. Estes grupos poderão ter características mais “democráticas”, com flexibilização e mudanças dos papéis dentro do grupo, ou mais “autocráticas” (no sentido de “doença”), com aspectos mais rígidos e papéis mais esteriotipados. Buscam também elementos estéticos (não apenas como expressões estéticas, no vestir e na aparência, mas também como modelos de pensamento, em suas condutas e músicas preferidas, por exemplo). O adolescente de hoje... A condição contemporânea (ou alta modernidade ou, como preferem alguns, a pós-modernidade) “desinventa” o conceito de infância a encurtando, com uma adolescência que começa cada vez mais cedo, atingindo-especialmente- os anos escolares, fundamentais. A construção da identidade • Identidade – De acordo com Erikson: concepção coerente do self , composta de metas, valores e crenças com os quais a pessoas está solidamente comprometida. Identidade X Confusão de papéis • Principal tarefa da adolescência: confrontar a crise da identidade X confusão de identidade (de papéis) e... • Tornar-se um adulto singular com uma percepção coerente do self e com um papel valorizado na sociedade. A Construção da Identidade • A identidade se forma à medida que os jovens solucionam três questões importantes: – A escolha de uma profissão; – A adoção de valores; – Desenvolvimento de uma identidade sexual • Questões referentes à identidade se manifestam repetidas vezes ao longo da vida. A crise da Identidade na Adolescência • Durante a adolescência, o indivíduo desenvolve os pré-requisitos de crescimento fisiológico, maturidade mental e responsabilidade social que preparam para experimentar e ultrapassar a crise de identidade. – A crise de identidade envolve elementos de todas as outras. Ela é pronunciada em cada uma das crises anteriores e, ao mesmo tempo, recapitula todas elas, além de antecipar as três crises posteriores.


Responda questoes abaixo

O que é a construção da identidade?

Quais são as identidades dos jovens?

Como se constrói a identidade na adolescência?

Como se dá o processo de construção da identidade?

Como o trabalho influencia na formação da identidade?

Como a socialização nos ajuda na construção da nossa identidade?

Como se dá o processo de construção da identidade?

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page