Professor Rui
Atividade 02 terceiro bimestre Sociologia
2º Serie A,B e C Ensino médio semana 10 a 14 de agosto
O trabalho produz tudo aquilo que é consumido pelos cidadãos, de modo que os alimenta, os veste, os educa e facilita as suas vidas, de modo que ele serve para garantir o cumprimento das necessidades básicas de cada cidadão.
Também serve para garantir a circulação dos bens sociais e culturais, de modo que a estrutura do trabalho garante que haja o desenvolvimento paulatino dos diferentes membros da sociedade.
O trabalho também serve para determinar as posições na hierarquia social, de modo que a classe social de cada sujeito, assim como os meios materiais que dispõe para o desenvolvimento, se relaciona intrinsecamente com o tipo de trabalho que executa, sendo uma forma de hierarquizar a sociedade.
“O trabalho é uma forma como o homem interage e transforma o meio ambiente, assegurando a sobrevivência e estabelecendo relações interpessoais, que, teoricamente, serviriam para reforçar sua identidade e seu senso de contribuição”. (BOM SUCESSO, 2002, p. 25)
Em muitas situações profissionais a raiva e o medo são sentimentos que permeiam o cotidiano do trabalho. Por outro lado, para muitos, o local de trabalho é onde existe afeto e reconhecimento.
É evidente que as relações entre as pessoas no ambiente de no trabalho acontece de acordo com suas atitudes. Quando se muda os móveis, o prédio, o endereço e não muda o comportamento das pessoas, não acontece à mudança mais significativa.
Você já observou que nas empresas cada setor tem uma maneira própria de direcionar, lidar com as situações. Isso acontece porque, cada grupo é diferente e cada indivíduo tem uma história de vida.
Essa trajetória é que organiza como a pessoa consegue conviver com as emoções e assim permeiam as relações interpessoais.
Enquanto algumas pessoas são empreendedoras e sem medo de ousar, outras evidenciam pouca iniciativa, insegurança e temor.
As relações de trabalho na História
O esfacelamento do mundo feudal consistiu em um longo processo, no qual as velhas formas de trabalho artesanal foram sendo substituídas pelo trabalho em domicílio, a partir do campo, produzindo para as indústrias em desenvolvimento nas cidades. Assim, durante o século XIV, foram desenvolvidas as indústrias rurais em domicílio, como forma de aumentar a produção.
Os comerciantes distribuíam a matéria-prima nas casas dos camponeses, e ali era executada uma parte ou a totalidade do trabalho. Essas indústrias representaram uma forma de transição entre o artesanato e a manufatura e permitiram a acumulação de capital nas mãos desses comerciantes, além de formar mão de obra para o trabalho industrial nas cidades.
[…] Na Idade Média, as pessoas trabalhavam nos campos,ligadas a um senhor feudal, ou moravam nos burgos e eram artesãs. Em todos esses momentos da história, as pessoas
executavam algum trabalho, mas não tinham emprego. O emprego só se disseminou com o capitalismo, quando o trabalhador passou a vender sua força de trabalho (física ou mental) em troca de um salário. Ao conseguir o emprego, o trabalhador assina um contrato de trabalho que especifica suas funções. Ao contrário do que ocorria na Antiguidade, em que os escravos eram uma propriedade,e na Idade Média, em que os trabalhadores eram servos presos à terra do senhor feudal, no capitalismo os trabalhadores são “livres” para procurar outras condições de trabalho em um novo emprego.
Responda as questões abaixo :
O que é o trabalho para a sociologia?
O que é o trabalho na sociedade?
Qual é a importância do trabalho na sociedade capitalista?
Como o trabalho define o trabalhador?
Qual é a função do trabalho na sociedade?
Qual a importância do trabalho na vida do homem?
Qual a importância do trabalho na sociedade capitalista?
Qual é o sentido do trabalho na vida do ser humano?
Porque todas as profissões são importantes para a sociedade?
Commentaires