top of page
ozildepassarella

Sociologia - 2ºs Anos - Cultura de Massa

Data de entrega 19/06/2020

Cultura comunicação de massa

Entrando agora no 2º bimestre continuaremos a falar sobre o que fortalece o ser humano como um ser inteligente e sociável , a cultura, anteriormente falamos sobre o consumismo no capitalismo e a influencia que se da na vida do nosso planeta, vamos falar um pouco sobre indústria cultural comunicação de massa o que significa e sua influencia na cultura.

Entende-se como comunicação de massa a disseminação de informações por meio de jornais, revistas, livros, rádio, televisão, cinema e Internet, os quais formam um sistema denominado 'mídia'. A comunicação de massa tem a característica de chegar a uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor. As sociedades receptoras geralmente são urbanas e complexas e passam por processos múltiplos e dinâmicos em que há um grande poder da mídia sobre seus habitantes.

A comunicação humana pode ser classificada em dois aspectos distintos, sendo desenvolvidas em vários campos de naturezas diferentes, quais sejam: a comunicação em pequena escala e a comunicação de massa. Nos dois casos, o ser humano começou a lidar com ferramentas para auxiliar e tornar potente o processo de produzir, enviar e receber mensagens. Posteriormente, a tecnologia se tornou aliada de tal comunicação humana, passando a participar da rotina da humanidade ao longo de seu desenvolvimento.

A comunicação de massas forma parte das ciências sociais e parte de um campo vasto de pesquisa a respeito da comunicação humana.


Indústria cultural e comunicação de massa

A cultura pode ser vista mais amplamente, não apenas associado com arte, mas como as formas pelas quais as pessoas vivem e se representam em tempos históricos específicos. Essa ideia de cultura engloba moda, esportes, arquitetura, educação, religião e ciência, bem como meios de comunicação de massa. Nos modos de comunicação de uma sociedade, a cultura poder ser percebida como: a criação e uso de sistemas de símbolos que transmitem informações e significados.

A cultura assenta em processos comunicacionais, de transmissão de informações (dados, ideias, valores...) ao longo do tempo e do espaço. Daí que as questões da identidade cultural estejam entre aquelas que mais são estudadas pelos comunicólogos. [...] Por exemplo, quando se estuda a comunicação num grupo ou numa organização, é preciso atender à cultura específica desse grupo ou organização, expressa nas linguagens, nas formas de fazer as coisas, nas interpretações e nos pontos de vista compartilhados, etc.[

Os meios de comunicação de massa ajudam a disseminar os valores compartilhados de uma sociedade, de forma que existe uma ligação entre indivíduos e cultura. Os meios de comunicação de massa são as indústrias culturais - os canais de comunicação - que produzem e distribuem músicas, romances, programas de TV, jornais, filmes, videogames, serviços de Internet e outros produtos culturais para um grande número de pessoas.

Portanto, não se pode separar a comunicação de massa da chamada indústria cultural[13], pois ambas são dependentes uma da outra justamente pelo fato de existirem diversos meios de comunicação capazes de atingir um grande número de indivíduos por meio de uma mensagem. Essa indústria é consequência de uma sociedade industrializada[14], muitas vezes alienada, que aceita ideias sem um julgamento, entrando diretamente na “veia” dos indivíduos, sem nenhuma barreira, tornando, assim, uma sociedade de consumo global e sem restrições.]

Horkheimer, Adorno, Marcuse e outros pesquisadores da chamada Escola de Frankfurt criaram o conceito de "Indústria Cultural" para definir a conversão da cultura em mercadoria. Para esse autores, esse conceito não se refere aos veículos (como televisão, jornais e rádio), mas ao uso dessas tecnologias por parte da classe dominante. A produção cultural e intelectual passa a ser guiada pela possibilidade de consumo mercadológico[13].

A divulgação em grande escala de mensagens, rapidez com que elas são absorvidas e amplitude com que atinge todo tipo de público (cuja própria sociedade cria e se alimenta da chamada indústria cultural) geram um enorme interesse e abrem espaço para o estudo de nosso comportamento individual e coletivo.

A concentração das massas no cenário social, desde a concentração industrial de mão de obra nas grandes cidades, tornou visível a força das massas até a constituição do "massivo" como modo de existência do popular, que, por sua vez, necessita de meios de comunicação, o que podemos denominar de meios de cultura de massa, o que, em geral, equivale a nomear aquilo que é como um conjunto de meios massificados de comunicação.

É possível afirmar que as modalidades de comunicação que aparecem nos meios de cultura de massa só foram possíveis na medida em que a tecnologia materializou mudanças que, a partir da vida social, dão sentido a novas relações e usos. Situa-se, portanto, a mediação no âmbito dos meios, isto é, em um processo de transformação cultural que não se inicia nem surge dos meios, mas para a qual eles passarão a desempenhar um papel importante.

Atividades :

1- A partir da charge que ilustra o fenômeno da cultura de massa, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Cultura de massa é o conjunto das práticas e dos valores compartilhados por vastos segmentos das sociedades ocidentais modernas e cujos conteúdos são transmitidos principalmente pelos meios de comunicação de massa.

( ) A cultura de massa é própria da era industrial e foi possibilitada pelas técnicas de reprodutibilidade de imagens e sons aplicadas ao tempo livre e à informação.

( ) A cultura de massa está relacionada à sociedade de consumo e à existência de uma indústria que produz cultura enquanto mercadoria, em grande escala, fabricando-a segundo exigências econômicas

(...) O conceito refuta a ideia de uma pretensa neutralidade dos meios de comunicação de massa e vem reforçar a ideia de que a cultura é algo fabricado. Onde a sociologia americana via o consumidor como sujeito do processo, a Escola de Frankfurt o vê como o 2- objeto das grandes empresas. Os indivíduos seriam manipulados para se conformar ao papel de consumidores no mercado de bens culturais.

(Adaptado de: ORTIZ, R. A Escola de Frankfurt e a Questão da Cultura, RBCS, n. 1, vol. 1, jun. 1986)

O conceito a que se refere o excerto acima é:

A) Cultura de massa.

B) Alienação

C) Anomia.

D) Ideologia.

E) Indústria Cultural.


3- “[…] a sociedade de consumo não é nada além de uma sociedade do excesso e da fartura – e portanto da redundância e do lixo”. (BAUMAN, 2007, 111).

Assinale a alternativa correta acerca da afirmação acima:

A) As novas tecnologias permitem que se produza mais com menos recursos, o que tem evitado a degradação ambiental

B) Os centros urbanos, mas não só estes, tem encontrado soluções para a questão do descarte de lixo de seus habitantes, impondo cotas de despacho de resíduos sólidos, por exemplo

C) Com o aperfeiçoamento tecnológico todas as mercadorias tendem a se transformarem em bens de consumo duráveis

D) A obsolescência acelerada dos produtos é marca deste momento

E) A facilidade com que se descartam as mercadorias em nada refletem na sociabilidade dos sujeitos na modernidade líquida a que se referem Bauman (2007)

4- “A satisfação do consumidor não pode nem deve ser nunca alcançada. A lógica do consumo exige que se criem novas necessidades [...]”. (VANEIGEM, 2002, p.172). Com base na passagem acima assinale alternativa correta:

A) A satisfação realiza-se na atual sociedade de consumo por via de bens de necessidades básicas

B) Desde o início do processo de industrialização mudam-se apenas as roupagens das mesmas mercadorias

C) O elevado grau de reflexão a que chegou a sociedade não tem correspondido à crescente ação de consumir

D) O consumo ajuda os consumidores a superarem a condição alienada da vida moderna

E) A busca por realizar-se através do consumo de coisas acaba por ocasionar a “coisificação” dos próprios sujeitos do consumo


5 - “As modernas comunicações de massa, modeladas à base da produção industrial , difundem todo um sistema de estereótipos, embora fundamentalmente incompreensíveis para o indivíduo, dão-lhe a ilusão de estar atualizado e de estar perfeitamente bem informado”. (ADORNO, T., apud ROANET, S.P., 1989, p. 193)

Assinale a alternativa incorreta acerca da afirmação acima.

A) Tal passagem se relaciona com a discussão sobre a “Indústria Cultural”

B) Os sujeitos modernos se vêm rodeados de informação, as quais se apegam para entender o mundo que vivem

C) O conhecimento crítico e informação são diretamente relacionados

D) Há, na sociedade de classes, o uso dos aparelhos de informação em proveito de seus dominantes

E) A recepção dos conteúdos da industria de comunicação contribui para reafirmar estereótipos sociais, reafirmando exclusões e discursos de superioridade

447 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page