Prof Rui
Aculturação e assimilação
A aculturação é um conceito antropológico e sociológico que está relacionado com a fusão de elementos pertencentes a duas ou mais culturas.
Ela é determinada por um processo dinâmico de mudança social e cultural que acontece pelo contato (direto ou indireto) entre grupos sociais distintos.
Na Antropologia a cultura é dinâmica? No texto extraído do livro “Cultura –Um conceito Antropológico,” Roque Laraia afirma que a cultura é dinâmica pois sofre alterações ao longo do tempo. Essas mudanças culturais resultam de influências internas ou externas.
Esses grupos são influenciados por elementos diversos, e assim, vão criando novas estruturas. Como exemplo, podemos citar a fusão entre a cultura grega e romana que gerou a cultura greco-romana.
Lembre-se que cultura é um conceito muito amplo que envolve conhecimentos, valores, costumes, modos de fazer, práticas, hábitos, comportamentos e crenças de determinado povo. Ela não é estática, estando, portanto, em um processo contínuo de modificação.
Aculturação no Brasil
No Brasil, o conceito de aculturação pode ser exemplificado pelo encontro entre portugueses e índios no período das grandes navegações.
Como sabemos, essa aculturação foi imposta. Ou seja, quando os portugueses chegaram aqui eles forçaram os indígenas a abandonarem suas crenças. Um exemplo, é a catequização desses povos por meio dos jesuítas.
Além dos portugueses, devemos lembrar que a escravidão negra foi um fator determinante para a criação da cultura brasileira tal qual conhecemos hoje. Com isso, podemos concluir que a aculturação entre essas três culturas originou a nossa: a cultura brasileira.
É fácil notar diversos elementos portugueses, indígenas e africanos que até hoje pertencem à nossa cultura. Culinária, objetos e palavras são alguns exemplos de que a aculturação ocorreu e ainda ocorre em terras brasileiras com os diversos grupos de
imigrantes.
Aculturação e Globalização
A Globalização é um processo de aprofundamento das relações econômicas, sociais, culturais e políticas entre os povos espalhados pelo mundo.
Está caracterizada pela ausência ou diminuição de barreiras econômicas e imigratórias entre os países.
Atualmente a globalização é um processo que tem proporcionado maior interação entre diversos povos do mundo. Junto a isso, podemos mencionar o avanço tecnológico o qual tem facilitado a quebra de barreiras entre os diversos grupos sociais.
Na era da comunicação mediada pela velocidade das informações, as pessoas têm incorporado alguns elementos culturais e sociais advindos de outros grupos.
Se por um lado a “globalização cultural” potencializa a perda da identidade cultural, por outro, ela diminui a xenofobia entre os povos do mundo.
A identidade cultural é um conjunto híbrido e maleável de elementos que formam a cultura identitária de um povo, ou seja, que fazem com que um povo se reconheça enquanto agrupamento cultural que se distingue dos outros.
É difícil definir uma identidade cultural específica, pois ela é maleável e depende do momento e das peculiaridades culturais de uma determinada sociedade.
Atualmente, o maior desafio para se manter a identidade cultural dos grupos sociais é a globalização, que determina padrões culturais baseados na cultura estadunidense, que tem se tornado hegemônica no mundo.
A xenofobia é o nome que utilizamos em referência ao sentimento de hostilidade e ódio manifestado contra pessoas por elas serem estrangeiras (ou por serem enxergadas como estrangeiras). Esse preconceito social tornou-se mais comum em virtude do grande fluxo de migrações que tem acontecido.
A xenofobia é manifestada contra diferentes grupos em todo o planeta. Na Europa, por exemplo, os árabes e muçulmanos têm sido alvo de grande preconceito, assim como os mexicanos e latinos, em geral, nos Estados Unidos. No Brasil, também se vivencia esse problema, principalmente contra os imigrantes venezuelanos e haitianos.
Tipos de Aculturação
Basicamente há dois tipos de aculturação as quais dependem do tipo de contato entre as culturas envolvidas.
Aculturação Direta: acontece por meio de processos que envolvem colonização, guerras, imigração, etc.
Aculturação Indireta: ocorre de maneira indireta, por exemplo, os meios de comunicação (televisão, redes sociais, jornais, etc.) que afetam indiretamente os modos de pensar e agir de determinados grupos sociais.
Aculturação e Assimilação Cultural
Como já vimos acima, a aculturação pode ocorrer de maneira direta ou indireta. Junto a isso, podemos ainda incluir outros aspectos relacionados a esses.
Ao aprofundar nos tipos de aculturação temos um processo que surge da assimilação de diversos elementos culturais; e outro, de maneira destrutiva, em que a cultura que fora dominada é em partes, extinta. Ambos processos vão depender de como ocorre essa interação.
A primeira é desenvolvida pela influência cultural e social de diferentes grupos, no entanto, sem que haja extinção de elementos de ambas.
Nesse caso, ela ocorre de forma pacífica e enriquece o patrimônio cultural, por exemplo, a influência da globalização nas culturas atuais.
Já no segundo modelo citado, a aculturação acontece por meio da imposição. Um exemplo notório é a colonização da América em que os europeus impuseram de maneira hostil seus costumes aos povos que aqui viviam.
Feita essa observação, podemos concluir que a assimilação cultural é um conceito que está intimamente relacionado com o de aculturação. Isso porque ele permite a inclusão de características e elementos culturais de outros grupos sociais.
Transculturação e Enculturação
A transculturação é um conceito que se aproxima ao de aculturação. Ele é caracterizado pela adoção de formas e padrões culturais de uma cultura diferente.
Esse processo ocorre de maneira gradual, até chegar ao de aculturação caracterizado pela mescla ou imposição de outra cultura.
Outro processo cultural semelhante ao de aculturação é a endoculturação, também chamado de enculturação. Trata-se do processo pelo qual nós aprendemos, adquirimos e interiorizamos valores, normas e comportamentos ao longo da vida.
Atividades
Aculturação e assimilação
2º Serie A – B – C Sociologia
Escola Estadual Dr OZILDE ALBUQUERQUE PASSARELLA
ATIVIDADE TERÁ QUE SER ENTREGUE ATÉ O DIA 15/05/2020 COMP OPÇÕES
EMAIL , IMPRESSO OU MANUSCRITO, FOTO ARQUIVO PDF VIA WHATSAPP 11-964880660 , NO SITE ABA FORUM ANEXAR ARQUIVO OU COPIAR E COLAR O SEU TEXTO CAMPO DE PERGUNTAS E ENVIAR COM TODOS OS DADOS NOME TURMA ETC OU NA ESCOLA
Conceitos de aculturação e assimilação
A partir da leitura dos textos conteúdos estudado anteriormente sobre o assunto redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema • ACULTURAÇÃO E ASSIMILAÇÃO”, .
Lembrete
O primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese. Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor do texto acerca do tema proposto.
Responda as questões abaixo :
1. Aculturação é sinônimo de assimilação? Por quê?
2. Explique a relação entre mudança cultural e aculturação.
3. Aculturação é sinônimo de difusão cultural? Por quê?
4. Escreva um breve texto que discuta o uso do jeans pelos jovens e os processos de aculturação e assimilação.
5. Como ocorreu o processo de aculturação no Brasil?
6. A cultura religiosa no Brasil qual foi seu processo ? Aculturação ou assimilação EXPLIQUE:
Comments