top of page
  • ozildepassarella

Sociologia - 1ºs Ensino Médio - Atividade 8

Atividade 08 ( terceiro bimestre Sociologia)

1º Serie A,B e C Ensino médio semana 28 de setembro a 02 de Outubro

Professor Rui


Caros Alunos : Na aula passada falamos sobre a importância dos símbolos na vida e na cultura dos povos, ainda dentro do tema cultura entraremos em um assunto bem polêmico mas atual na nossa sociedade , etnocentrismo e relativismo cultural quais são seus significados?

Etnocentrismo: é um conceito antropológico usado para definir atitudes nas quais consideramos nossos hábitos e condutas como superiores aos de outrem.

Isso acontece em todas as sociedades, devido aos preconceitos produzidos pela própria dinâmica cultural e que nos leva a adotar os padrões culturais que nos são familiares.

O etnocentrismo ocorre por que nossa compreensão do que seria a existência, dificultando nossa capacidade de perceber a diferença como algo "normal".

Evidentemente, esse tipo de fenômeno está relacionado aos choques culturais, mas podem ser vistos cotidianamente em nossa própria cultura.

De fato, o etnocentrismo afeta todas as pessoas, em todas as culturas do globo, em maior ou menor grau.

Isso porque é muito "normal" julgarmos "etnocêntricamente" assuntos relacionados à política, à sexualidade, ao feminismo, à questão racial, às drogas, etc.


Charge de Carlos Ruas nos mostra como ocorre o pensamento etnocêntrico

Este fenômeno possui dimensões intelectuais (racionais) e afetivas (psicológicas) que estão na gênese de quase todas as atitudes e comportamentos preconceituosos, radicais e xenófobos.

Na melhor das hipóteses, o etnocêntrico irá considerar sua cultura como natural em relação às outras, tidas por ele como "anormais" e "absurdas".

Assim, o pensamento etnocêntrico torna-se um perigo quando inculca ideias de superioridade racial e cultural. Isso porque ele coloca um grupo étnico no centro de tudo, limitando ou impedindo qualquer outra possibilidade de existência.

O que sabemos do "outro" não passa de uma representação determinada pelas ideologias que imperam em determinados períodos.

A partir disso, o etnocentrismo é matéria de reforço para figurações negativas do "outro" enquanto forma de manutenção do status quo.

Etnocentrismo é um substantivo masculino de raiz grega, formado pelo prefixo "ethnos" que significa nação, tribo, raça ou povo, mais o sufixo "centrismo", que sugere centro.

Exemplos do Etnocentrismo na História

Foi assim, por exemplo, durante os Descobrimentos, quando a cristandade declarou sua missão sagrada de levar a fé pela ação dos missionários e conquistadores.


Imagem mostra o etnocentrismo religioso

Posteriormente, o Iluminismo irá afirmar o triunfo da razão e será a medida de todo progresso que justificou o colonialismo ocidental. Junto à isso, desenvolve-se uma outra definição mais específica do etnocentrismo, a saber, o "Eurocentrismo", pelo qual o europeu foi considerado o modelo de "homem civilizado". Nos anos seguintes, até o início do século XIX, evidências pseudocientíficas irão embasar vários dados que permitirão o estabelecimento de uma linha evolutiva da cultura em estágios: selvagens, bárbaros e civilizados. De modo similar, o racismo científico irá constituir uma ideologia de superioridade da raça branca. Nesse momento, ser branco e europeu era considerado o máximo da evolução cultural e social no planeta.


Dentro destas explicações sobre etnocentrismo vamos agora descobrir como combater este tipo de comportamento do ser humano contra o outro, a palavra chave e “relativismo” e como estamos falando do tema cultura , vamos questionar então o que é relativismo cultural ?

O Relativismo Cultural é uma linha de pensamento da Antropologia que busca relativizar as culturas, instituindo uma teoria geral da relatividade cultural.

Esse conceito está apoiado numa metodologia capaz de analisar os vários sistemas culturais, sem o determinismo da visão etnocêntrica.

O significado de um ato para o Relativismo Cultural, não é tomado de forma absoluta, mas considerado em seu próprio contexto.

A partir dessa perspectiva, compreendemos que o "outro" também possui seus valores, os quais devem ser considerados segundo o sistema cultural em que estão inseridos.

O Relativismo Cultural busca entender os valores culturais de uma sociedade a partir dos padrões vigentes neste grupo social.

Desde a Antiguidade, com o filósofo Protágoras de Abdera, havia uma escola filosófica que defendia essa visão.

No final do século XIX, a fim de rechaçar o etnocentrismo e o positivismo, a ideia de relativismo cultural ganhou

força, através das obras de Franz Boas (1858-1942).

Definição de Relativismo Cultural



Para certos povos, a pele branca e o cabelo loiro causam estranheza


Antes de compreender o que é relativismo cultural é preciso definir relativismo e cultura.

O relativismo entende que não há nenhuma verdade absoluta, nem no âmbito moral e no campo cultural. Por isso, propõe uma abordagem cultural e moral sem julgamentos pré-concebidos.

Por sua parte, a cultura pode ser entendida como o conjunto de elementos materiais ou imateriais que pertencem a uma mesma comunidade.

É importante lembrar que não estamos falando somente das artes e sim dos costumes e tradições de um povo.

Assim sendo, o relativismo cultural propõe o entendimento de povos e culturas diferentes através de suas próprias crenças.

Ao invés de utilizar termos como “superior” ou “inferior”, o relativismo cultural busca compreender certos comportamentos de acordo com a dinâmica social daquela população.

Por conseguinte, ninguém teria direito a emitir juízos de valores sobre essas práticas e classificá-las como imorais ou amorais, certas ou erradas.

Uma frase do filósofo e historiador alemão Oswald Spengler (1880-1936) resume esta ideia:

“Toda cultura tem seu próprio critério, no qual começa e termina sua validade. Não existe moral universal de nenhuma natureza.!

Concluímos então que O etnocentrismo é uma espécie de lente pela qual todas as culturas são vistas e interpretadas a partir de uma única concepção, assumindo um caráter excludente. ... Relativismo cultural é ideia de que o modo de vida de um determinado grupo pode não ser válido ou valorizado em outro sistema social.


Atividade: responda as questões abaixo

1- O que é etnocentrismo é um exemplo?

2- O que é alteridade exemplo?

3- O que é o relativismo cultural?

4- Qual o objetivo do relativismo cultural?

5- Qual é a proposta do relativismo cultural frente ao etnocentrismo?

5.135 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page