top of page
ozildepassarella

Sociologia - 1ºs Ensino Médio - Atividade 6

1º Serie A,B e C Ensino médio semana 14 a 18 de setembro

Professor Rui Caros Alunos : Retomando o assunto cultura na aula passada pontuamos algumas palavras que esta em evidencia nas grades mídias: Preconceito, Discriminação, Racismos intolerância Compreendemos que diversidade e fundamental na sociedade.

Vamos entender ao vários conceitos e característica respeito do termo “Cultura”, em aulas anteriores aprendemos também o significado da palavra cultura e sua origem; Recordamos então: “Cultura é a forma pela qual seres humanos organizam sua experiência por meio de símbolos. Apesar dessa definição inicial, as pessoas utilizam esse termo em uma variedade de contextos. Afinal, essa palavra se espalhou mundialmente, fazendo com que as pessoas deem diferentes significados para ela. Entenda mais sobre esse importante conceito”

Apesar de haver diferentes definições do termo, o caráter simbólico da cultura está quase sempre presente: ou seja, os diversos aspectos da vida humana – suas ações, conhecimentos, crenças ou costumes – estão sempre ligados por símbolos.

Isso significa dizer que existem elementos materiais (por exemplo, uma pintura, uma vestimenta, o sol) e elementos imateriais (a memória, o parentesco, a religião) que são interligados e organizam nossa experiência no mundo.

Em outras palavras, não existem ações humanas em um vácuo cultural. O que vestimos, pensamos, falamos ou comemos está sempre conectado com algo maior que nós mesmos: a cultura.

Origem do termo

A princípio, essa palavra vem do alemão, Kultur. Esse termo foi utilizado por Johann Gottfried von Herder, na Alemanha do século XVIII. Nessa época, França e Inglaterra eram nações dominantes e, portanto, a Alemanha era considerada “atrasada”.

Assim, a elite alemã adotava comportamentos afrancesados, como um sinal de refinamento. Entretanto, Herder criticou essa postura: os alemães deveriam valorizar a sua própria cultura, que era um modo de ser único de seu povo.

Portanto, a cultura surge em partes como uma forma de contestar as influências de uma nação externa e dominante. Esse fenômeno ainda pode ser observado nos dias atuais. Assim, a cultura aparece também como um posicionamento anti-imperialista.

Tipos e exemplos de cultura

A seguir, foram listados alguns exemplos de “cultura” bastante comuns. No entanto, é necessário lembrar que algumas dessas conceituações são inadequadas porque expressam uma discriminação ou juízo de valor sobre elas. Entenda mais:

Cultura erudita


Flute concert with Frederik the Great in Sonssouci, Adolph Menzel (1852)

Quando designamos uma expressão cultural como erudita, frequentemente há um juízo de valor positivo sobre ela. Em outras palavras, considera-se essa “cultura” como refinada, culta, científica e sofisticada, enquanto outras são desmerecidas.

Exemplos: música erudita, teatro, pintura acadêmica e gastronomia gourmet.

Cultura popular


Pintura de Sérgio Vidal.

Em contrapartida, a cultura popular designa a arte produzida nas classes menos abastadas. Atualmente, sabe-se que essas produções culturais são tão complexas e ricas quanto as ditas eruditas, e essa própria dicotomia pode ser repensada.

Exemplos: Carnaval, samba, folclore, catolicismo popular e comidas típicas.

Cultura de massa


Torcedores de futebol em Kazan. CBF (2018)

É comum ouvirmos falar a respeito de uma “cultura de massa”. Esse é um termo que começou com os autores da escola de Frankfurt para falar sobre como expressões artísticas se tornaram mercadoria na indústria cultural. Entretanto, essa denominação guarda alguns preconceitos sobre o que é comercializado e torna-se muito consumido.

Exemplos: futebol, pop, astrologia, Coca-Cola e McDonald’s.

Resumindo sete tipos de cultura algumas já relacionados acima:

7 Tipos de Cultura

1. Cultura de Massa

A cultura de massa é o conjunto de ideias e de valores que se desenvolve tendo como ponto de partida a mesma mídia, notícia, música ou arte. Ela é transmitida sem considerar as especificidades locais ou regionais.

A cultura de massa é usada para promover o consumismo entre os indivíduos, sendo um comportamento típico do capitalismo, que foi expandido de maneira drástica a partir dos séculos XIX e XX.

2. Cultura Erudita

Diferente da cultura de massa, a cultura erudita é resultado do conhecimento adquirido por meio da pesquisa e do estudo nos mais diferentes campos.

Não é ofertado massivamente, está disponível a poucos e representa uma forma de diferenciação social permitida pelo acesso ao conhecimento. Como exemplos, temos: exposições artísticas, apresentações teatrais e concertos.

3. Cultura Popular

A cultura popular está intimamente relacionada com as tradições e os saberes, os quais são determinados pelo povo, por exemplo: as festas, o folclore, o artesanato, as músicas e a dança.

Em oposição à cultura erudita, ela ocorre de forma espontânea e orgânica. Portanto, não está associada aos equipamentos culturais, como os museus, cinemas, bibliotecas, etc.

4. Cultura Material

A cultura material representa o conjunto de patrimônio cultural e histórico formado por elementos concretos que ao longo de tempo foram construídos pelo ser- humano.

Como exemplos de cultura material temos os elementos arquitetônicos (igrejas, museus, bibliotecas) e os objetos de uso pessoal e coletivo (obras de arte, utensílios, vestimenta).

5. Cultura Imaterial

Diferente da cultura material, a cultura imaterial é formada pelos elementos intangíveis. Ela representa o conjunto de saberes, tradições, técnicas, hábitos, comportamentos, costumes e modos de fazer de um determinado grupo.

Considerada um patrimônio cultural transmitido entre gerações, temos como exemplos as lendas folclóricas, as feiras populares, os rituais, as danças, a culinária, etc.

6. Cultura Organizacional

A cultura organizacional, também chamada de "cultura corporativa", reúne um conjunto de elementos associados aos valores, missões e comportamentos de determinada organização.

Dentro do contexto da globalização e dos estudos mercadológicos, esse tipo de cultura foi criando padrões de funcionamento e operações, por exemplo, dentro de uma empresa.

7. Cultura Corporal

A cultura corporal analisa o comportamento dos seres humanos em seus mais diferentes grupos. Ela reúne as práticas relacionadas ao movimento, como danças, jogos, atividades, comportamento sexual e festividades.

Atividades : responda questões abaixo:

1- Quais são os tipos de cultura?

2-O que é cultura e cite exemplos?

3-Quais os tipos de cultura no Brasil?

4-Quais os quatro principais tipos de cultura?

5-Quais são as características da cultura no brasil?

1.818 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page