Prof. Rui
Atividade 07( terceiro bimestre Sociologia)
1º Serie A,B e C Ensino médio semana 21 a 25 de setembro
Caros Alunos : Vamos falar um pouco da importância dos símbolos na vida e na cultura dos povos: São inúmeros os estudos, antigos e recentes, sobre a importância dos símbolos na vida e na cultura dos povos. De alguma forma eles são uma linguagem cifrada das aspirações e dos ideais humanos. Por isso mesmo existem desde tempos imemoráveis e continuarão existindo. São tão importantes para a vida e a cultura dos povos que hoje a semiótica ( semeion=sinal) – ciência que estuda os significados da linguagem e dos símbolos é muitíssimo conceituada.
Existem símbolos com significados profundos dentro de um determinado contexto histórico e cultural. Quando abraçados com ardor, manifestam e alimentam o respeito e o despertar de energias inesperadas. É o caso da bandeira ou do hino nacional de um país. Por isso mesmo até as crianças, quando participam de uma cerimônia cívica, ao hastear da bandeira e ao canto do hino nacional levam inconscientemente a mão ao peito. Ter sobre seu caixão a bandeira é uma das maiores honras que podem ser concedidas a quem deu a vida pela pátria.
Outros símbolos apontam para um nível ainda mais profundo, tentando traduzir convicções e valores que se apresentam como indissociáveis para a sobrevivência de uma instituição ou cultura; expressam a identidade profunda. Assim, para todos os povos, túmulos e cemitérios foram e são lugares onde se “respira um clima” de sacralidade e se mergulha nos mistérios da vida após a morte. Violar um túmulo é algo inadmissível em qualquer civilização.
Qual a importância dos símbolos religiosos na vida das pessoas?
Os símbolos ajudam a criar um corpo que exprime os valores morais da sociedade, os ensinamentos, criando um sentimento de solidariedade entre os seguidores religiosos, ou funcionando como uma forma de trazer um adepto mais perto de seu deus ou deuses.
Os símbolos culturais são representações arquetípicas que orientam a cultura. Os símbolos culturais estão relacionados geralmente relacionados com as religiões. Quando uma religião subjulga outra, o símbolos sãosubstituídos(ou absorvidos) por outros da matriz arquetípica correspondente
Ankh, (pronuncia-se "anrr" nas línguas semitas como hebraico e árabe a junção das consoantes k e h cria o som de dois r em um fonema a partir da garganta como uma expiração) conhecida também como cruz ansata, era na escrita hieroglífica egípcia o símbolo da vida. Conhecido também como símbolo da vida eterna.
Na sociedade o simbolo permitem aos seres humanos se comunicarem na vida social. Explicação: Os símbolos são aporte para que seres humanos se comuniquem em meio à vida social e são aprendidos na sociedade por meio da cultura em que o indivíduo está inserido.
Todas as sociedades humanas possuem símbolos que expressam mitos, crenças, fatos, situações ou ideias, sendo umas das formas de representação da realidade. Os símbolos existem desde o inicio da humanidade ajudando formas de comunicação.
Atividade responda questões abaixo
1- Qual importância dos símbolos nacionais?
2- O que é um símbolo cultural?
3- Qual é o símbolo da vida?
4- Qual a importância dos símbolos para a sociedade?
5- Por que as pessoas usam símbolos?
Comments