top of page
  • ozildepassarella

Sociologia - 1ºs Ensino Médio - Atividade 10/08 a 14/08

Atividade 02 terceiro bimestre Sociologia

1º Serie A,B e C Ensino médio semana 10 a 14 de agosto

Professor Rui


Caros alunos ! Vimos na aula anterior que nos diferencia dos outros animais, amos refetir a respeito deste tema faça a leitura do texto abaixo e analise as resposta da atividade anterior


Leia o texto a seguir e compare com sua resposta:


O que todos nós temos em comum é a capacidade de nos diferenciar uns dos outros e de viver essa experiência, que é a de ser humanas, da forma mais variada possível, por meio da imersão nas mais diferentes culturas. Logo, o que nos liga são as nossas diferenças; e elas são dadas pela cultura na qual somos socializados desde o momento de nosso nascimento.

Toda cultura é uma construção histórica e social. Nossos hábitos, costumes, maneiras de agir, sentir, viver e até morrer são culturalmente estabelecidos. Dizer que se trata de uma construção não é aleatório, pois construção remete à montagem, a algo que passa pelas mãos do ser humano, que não está pronto, ou seja, que não é dado pela natureza, mas que passa por algum processo de transformação, até se tornar oque é.

A cultura é uma construção histórica, porque varia de uma época para outra, porque demorou muito para ser o que é.

A cultura é uma construção social, porque é partilhada por um grupo. Grupos humanos diferentes, portanto, têm culturas diferentes.

Isso significa dizer que quase nada no ser humano é natural.

Um comportamento considerado natural para uma sociedade e não para outra mostra que ele não é natural e, sim, cultural.

Não há ser humano que possa existir sem que esteja imerso em determinada cultura. Somos todos seres culturais. Pode se dizer que não existe uma natureza humana igual para todos

os seres humanos e todos temos a capacidade de sermos diferentes entre nós.

Se apenas um grupo ou alguns grupos consideram uma forma de agir, pensar e sentir como natural, você pode ter certeza de que não se trata de algo natural, mas, sim, cultural. Tudo o que é natural para uns e não para outros não é natural. Pois natural seria o que faz parte da natureza humana, ou seja, o que é compartilhado por todos os seres humanos.

Elaborado especialmente para o São Paulo faz escola.


Vamos nos aprofundar um pouco mais no termo Cultura no ponto de vista antropológico Cultural primeiro vamos saber o que é “antropologia”


Antropologia

Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. Sendo cada uma destas dimensões por si só muito ampla, o conhecimento antropológico geralmente é organizado em áreas que indicam uma escolha prévia de certos aspectos a serem privilegiados como a “Antropologia Física ou Biológica” (aspectos genéticos e biológicos do homem), “Antropologia Social” (organização social e política, parentesco, instituições sociais), “Antropologia Cultural” (sistemas simbólicos, religião, comportamento) e “Arqueologia” (condições de existência dos grupos humanos desaparecidos). Além disso podemos utilizar termos como Antropologia, Etnologia e Etnografia para distinguir diferentes níveis de análise ou tradições acadêmicas.

Para o antropólogo Claude Lévi-Strauss (1970:377) a etnografia corresponde “aos primeiros estágios da pesquisa: observação e descrição, trabalho de campo”. A etnologia, com relação à etnografia, seria “um primeiro passo em direção à síntese” e a antropologia “uma segunda e última etapa da síntese, tomando por base as conclusões da etnografia e da etnologia”.

Qualquer que seja a definição adotada é possível entender a antropologia como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, isto é, a busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo “Outro”; uma maneira de se situar na fronteira de vários mundos sociais e culturais, abrindo janelas entre eles, através das quais podemos alargar nossas possibilidades de sentir, agir e refletir sobre o que, afinal de contas, nos torna seres singulares, humanos.

Algumas informações básicas sobre os principais paradigmas e escolas de pensamento antropológico:


Cultura : Dentre as muitas facetas que constitui o homem, a cultura é a mais emblemática, porque ela se insere em todos os contextos humanos, seja médico ou artístico, industrial ou artesanal, público ou privado, dentre outros.

É a cultura quem dá o tom da nossa união enquanto seres humanos.

Agora, pense nos animais e na forma como eles transmitem suas técnicas aos seus descendentes. Os outros animais ao contrario do ser humano age especificamente pelo extinto o homem quando nasce também age por extinto mais no decorrer do seu desenvolvimento ele vai perdendo seu instinto natural e se transformando em um ser cultura agindo igualmente na cultura que esta inserido .


Responda questões abaixo :

1- Qual é o conceito de cultura para a antropologia?

2- Como a cultura é vista do ponto antropológico?

3- Quando nasce qual o contexto E o que estuda a antropologia?

4- Qual é o principal objetivo da antropologia?

5- O que significa dizer que o homem é um ser cultural?

6- O que significa cultural?

7- O que quer dizer que o homem é um ser social?

8- O que caracteriza os seres humanos como seres culturais?

9- O que caracteriza os seres humanos como seres culturais e não apenas naturais?

10- Qual a diferença entre os animais e os seres humanos?

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page