top of page
ozildepassarella

Sociologia - 1ºEM - Atividades

Prof. Rui

Atividade 01

Ler o texto que já foi trabalhado na sala de aula e responder questões abaixo .


AS CIÊNCIAS SOCIAIS


O comportamento social humano e suas várias formas de organização são o principal foco da pesquisa e do estudo das Ciências Sociais.

O objeto das Ciências Sociais é o ser humano em suas relações sociais, e o objetivo é ampliar o conhecimento sobre o ser humano em suas interações sociais. Logo, os variados comportamentos humanos como casar, receber salário, fazer greve, participar de eventos, educar filhos, são considerados comportamentos sociais pois se desenvolvem em sociedade. Com o avanço do conhecimento fez-se necessária a divisão das Ciências Sociais, para que cada uma das disciplinas pudessem se ocupar de um aspecto específico da realidade social, embora todas sejam complementares entre si.


As disciplinas abaixo formam as Ciências Sociais.


Sociologia – estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade.


Economia – estuda as atividades humanas ligadas a produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços, como por exemplo a distribuição de renda num país, a política salarial, a produtividade, entre outros.


Antropologia – estuda e pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais entre vários agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas.


Política – estuda a distribuição de poder na sociedade, bem como a formação e o desenvolvimento das diversas formas de governo.


OS GRUPOS SOCIAIS


SOCIOLOGIA


Os grupos sociais, Os agrupamentos sociais, Características da multidão, Opinião

publica, Diferença entre publico e massa, Mecanismos de sustentação dos grupos sociais.


1. Os grupos sociais

Grupo social: á a reunião de duas ou mais pessoas, interagindo umas com as outras, e por isso capazes de ação conjunta, visando atingir um objetivo comum.


Principais grupos sociais:

· Grupo familiar – família;

· Grupo vicinal – vizinhança;

· Grupo educativo – escola;

· Grupo religioso – igreja;

· Grupo de lazer – clube;

· Grupo profissional – empresa;

· Grupo político – Estado, partidos políticos;


Características de um grupo social:

· Pluralidade de indivíduos – há sempre mais de um individuo no grupo, coletivismo;

· Interação social – os indivíduos comunicam-se uns com os outros;

· Organização – todo o grupo, para funcionar bem precisa de uma ordem interna;

· Objetividade e exterioridade – quando uma pessoa entra no grupo ele já existe, quando sai ele permanece existindo;

· Objetivo comum – união do grupo para atingir os objetivos dos mesmos;

· Consciência grupal ou sentimento de “nós” – compartilham modos de agir, pensamentos, idéias, etc. Ex: Nós ganhamos.

· Continuidade – é necessário ter uma certa duração. Não pode aparecer e desaparecer com facilidade.


Classificação dos grupos sociais:

· Grupos primários – predominam os contatos primários, mais pessoais, diretos, como a família, os vizinhos, etc.

· Grupos secundários – são mais complexos, como as igrejas e o estado, em que predominam os contatos secundários, neste caso, realizam-se de forma pessoal e direta – mas sem intimidade – ou de maneira indireta como cartas, telegramas, telefonemas, etc.

· Grupos intermediários – são aqueles que se alternam e se complementam as duas formas de contatos sociais (primários e secundários). Ex: escola.


2. Outras formas de agrupamentos sociais

Agregados sociais: é uma reunião de pessoas que mantém entre si o mínimo de comunicação e de relações sociais. Podemos destacar a multidão, o publico, e a massa.

Multidão: Ex: um grupo de pessoas observando um incêndio.


Características da multidão:

· FALTA DE ORGANIZAÇÃO: não possui um conjunto de normas.

· ANONIMATO: não importa quem faz parte da multidão.

· OBJETIVOS COMUNS: os interesses, as emoções, e os atos têm o mesmo sentido.

· INDIFERENCIAÇÃO: todos são iguais perante a multidão, não há espaço para manifestar as diferenças individuais.

· PROXIMIDADE FISICA: os componentes da multidão ficam e contato direto e temporário uns dos outros.

Publico: é um agrupamento de indivíduos que seguem os mesmos estímulos. Não se baseia no contato físico, mas na comunicação recebida através dos diversos meios de comunicação. Ex: indivíduos assistindo a um jogo – todos que estão juntos recebem o mesmo estimulo - e não se trata de uma multidão porque todos que estão juntos foram com o mesmo propósito – assistir ao jogo – diferente da multidão, já que a reunião é ocasional.


Opinião publica: modo de pensar, agir, e sentir de um público.


Massa: é formada por indivíduos que recebem opiniões formadas através dos meios de comunicação de massa.

Diferença entre publico e massa:

Publico – recebe a opinião e pode opinar. Massa – predomina a comunicação transmitida pelo os meios de massa.


3. Mecanismos de sustentação dos grupos sociais


Toda a sociedade tem uma serie de forças que mantém os grupos sociais. As principais são a liderança, as normas e sanções sociais, os valores sociais e os símbolos sociais.


Liderança: é a ação exercida por um líder, aquele que dirige o grupo. A dois tipos:


Liderança institucional - autoridade varia de acordo com a posição social ou do cargo que ocupa no grupo. Ex: gerente de uma fabrica, pai de família, etc.


Liderança pessoal – autoridade varia das qualidades pessoais do líder (inteligência, poder de comunicação, atitudes). Ex: Getulio Vargas, Adolf Hitler, etc.


Normas e sanções sociais:

Normas sociais: regras de conduta de uma sociedade, que controlam e orientam o comportamento das pessoas. Indica o que é “permitido” e “proibido”.


Sanção social: é uma recompensa ou uma punição que o grupo determina para os indivíduos de acordo co o seu comportamento social. É aprovativa quando vem sob a forma de aceitação, aplausos, honras, promoções. É reprovativa quando vem sob a forma de punição imposta ao individuo que desobedece a alguma norma social. Ex: insulto, zombaria, prisão, pena de morte.


Valores sociais: variam no espaço e no tempo, em função de cada época, geração e cada sociedade. Ex: o que é bonito para os jovens nem sempre é aceito pelos mais velhos. As roupas, os cabelos, modo de dançar, as idéias, o comportamento, enfim, entram em choque com os valores sociais já estabelecidos e cultivados por seus pais, criando uma certa tensão entre jovens e adultos.


Símbolos: é algo cujo valor e significado é atribuído pelas pessoas que o utilizam. Ex: a aliança que simboliza a união de casais.

A linguagem é um conjunto de símbolos. Podemos dizer que todo o comportamento humano é simbólico e todo o comportamento simbólico é humano, já que a utilização de símbolos é exclusiva do homem. Sem os símbolos não haveria cultura.


4. Sistema de status e papéis

A posição ocupada por um individuo no grupo social denomina-se status social.


Status social: implica direitos, deveres, prestigio, e ate privilégios, conforme o valor social conferido a cada posição. Ex: os chefes de uma grande empresa têm muitas regalias – sala decorada, respeito dos funcionários – já os de posição inferior não possuem. Ou seja, tem status mais elevado.

Dependendo de como o individuo obtém seu status pode ser classificado como:


Status atribuído: não é escolhido pelo individuo, e não depende de si próprio. Ex; irmão caçula, filho de operário.


Status adquirido: depende das qualidades pessoais do individuo, de sua capacidade, e habilidade. São status adquiridos através de anos de luta e competição, supõe a vitória sobre os rivais. A pessoa demonstra superioridade. Ex: classe alta.


Papel social: são comportamentos que o grupo social espera de qualquer pessoa que ocupe determinado status social.Corresponde às tarefas e obrigações atribuídas de acordo com o status do individuo.


Status e papel são coisas inseparáveis e só os distinguimos para fins de estudo. Não há status que não corresponda a um papel social e vice-versa.Todas as pessoas sabem o que esperar ou exigir do individuo de acordo com o status ocupado no grupo ou na sociedade. E a sociedade sempre encontra meios para punir os indivíduos que não cumprem seu papel.


5. Estrutura e organização social


Estrutura social: é a totalidade dos status existentes num determinado grupo social ou numa sociedade.


Organização social: é o conjunto de todas as ações que são realizadas quando os membros de um grupo desempenham seus papeis sociais.


Assim, enquanto a estrutura social da a idéia de algo estático, que simplesmente existe, a organização social da a idéia de uma coisa que acontece.

A estrutura social se refere a um grupo de partes – ex: reunião de indivíduos – enquanto a organização social se refere às relações que se estabelecem entre essas partes.

Quanto mais complexa a sociedade, mais complexa e maior será a sua estrutura e organização social.

Tanto a estrutura quanto a organização social não permanecem sempre iguais. Elas podem passar, e passam com freqüência, por um processo de mudança social.


1. Dentre as principais características dos grupos sociais podemos destacar:


I.Pluralidade de indivíduos e objetivo comum: precisa haver mais de uma pessoa num grupo e que haja certos valores, princípios e objetivos que possam unir os membros do grupo.

II.Interação social e Continuidade: os membros do grupo interagem entre si e essas interações entre os membros do grupo precisam ser duradouras, como ocorre em famílias, numa escola, numa instituição religiosa etc.

III.Organização e Consciência grupal: precisa haver uma certa ordem no grupo e pensamentos, ideias e sentimentos necessitam ser compartilhados pelos membros do

grupo.

IV.Objetividade e exterioridade: o grupo está acima do indivíduo. Exterioridade significa que a existência de um indivíduo não depende de sua participação no grupo.


Está correta a alternativa:

a.I e IV

b.I e II

c.I, II, III, IV

d.I, III e IV


2. Explique o que é um agregado social.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3. Dentre os principais tipos de agregados sociais podemos destacar:

a.multidão, público e massa.

b.apenas multidão e massa.

c.apenas massa e público.

d.apenas multidão.


1) O que é Sociologia? a) ( ) Ciência que estuda a relação do homem com a natureza. b) ( ) Ciência que estuda o meio ambiente. c) ( ) Ciência que estuda os grupos, sua organização e sua influencia sobre a vida dos indivíduos. d) ( ) Ciência que estuda como os homens evoluíram com o tempo.


2) O que é a Sociologia para Durkheim? a) ( ) Análise da passagem do tempo. b) ( ) Estudo dos fatos sociais c) ( ) Estudo das mudanças no meio ambiente d) ( ) Relação entre o homem e a natureza.


3) Como podemos dividir os grupos sociais? a) ( ) Primário e Secundário b) ( ) Binário e Quaternários. c) ( ) Secundário e Binários d) ( ) Quaternário e primários


4) Sociologia é uma ciência? a) ( ) humana b) ( ) exata c) ( ) biológica d) ( ) NRA


5) O surgimento da Sociologia prende-se em parte aos desenvolvimentos de dois fatos históricos. Quais são eles? a) ( ) Revolução Industrial e Revolução Francesa. b) ( ) Revolução Industrial e Iluminismo. c) ( ) Iluminismo e Revolução Francesa. d) ( ) NRA


Enviar atividades via internet email ou entregar impresso ou manuscrito na escola após a liberação da quarentena. Prazo de entrega 26/04/2020.

Segue email para envio e paginas para consulta ruiantonio@professor.educacao.p.gov.br

2.100 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Nicoli Almeida Ferreira
Nicoli Almeida Ferreira
Apr 03, 2020

boa tarde! o email do professor Rui não esta funcionando. aparece com inexistente... obrigada!

Like

Nicoli Almeida Ferreira
Nicoli Almeida Ferreira
Apr 03, 2020

boa tarde! o email do professor Rui não esta funcionando. aparece com inexistente... obrigada!

Like
bottom of page