Prof. Jaime Atividade - 6º Anos
A atividade desta semana está relacionada ao conteúdo sobre Representação do Espaço Geográfico que estuda a forma que representamos fisicamente o globo terrestre e a superfície do nosso planeta. A aula do Centro de mídias relacionada a esse tema está no link abaixo:
Após assistir a aula e consultar informações sobre o tema nos textos auxiliares abaixo e outras fontes, responda as questões abaixo:
1 – O ser humano criou diferentes formas de representar o planeta Terra, bem como o espaço geográfico. Quais são as formas mais comuns de representação utilizados? Para que servem?
2 – É muito difícil representar o globo terrestre, pois é impossível representá-lo exatamente como é. Mostre quais são as vantagens e desvantagens das duas formas mais comuns de representar todo o planeta.
3 – Explique porque as projeções cartográficas apresentam distorções.
4 – Visualizando a tabela de síntese, escreva quais são os tipos de mapas mais comuns. Dê um exemplo de mapa desses que você conhece.
A REPRESENTAÇÃO DA SUPERFÍCIE TERRESTRE
A superfície terrestre pode ser representada de variadas formas, tais como globos terrestres, mapas, fotografias aéreas, fotomapas e imagens de satélite. As imagens obtidas através dos satélites e fotografias aéreas, apresentam uma grande quantidade de informação e qualidade de pormenor, que permite a elaboração de mapas. A superfície terrestre pode ser representada de variadas formas, tais como globos terrestres, mapas, fotografias aéreas, fotomapas e imagens de satélite. As imagens obtidas através dos satélites e fotografias aéreas, apresentam uma grande quantidade de informação e qualidade de pormenor, que permite a elaboração de mapas.
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO
Quais as formas de representação da superfície terrestre? O nosso planeta tem uma forma esférica ligeiramente achatada nos pólos. A forma mais exata de o representar é através de globos, uma vez que são as representações mais próximas da realidade. Desta forma, os globos mantêm a relação entre a posição e extensão entre os continentes e os oceanos, evitando distorções na representação. Todavia, como têm uma dimensão reduzida, os globos apresentam a superfície terrestre com pouco pormenor. Outros inconvenientes, dos globos, são a sua difícil arrumação e transporte, bem com a impossibilidade de representar apenas uma parte da superfície terrestre.
Globo terrestre Planisfério
O mapa constitui o instrumento mais prático e usual para representar a Terra. No mapa podemos optar por representar toda a superfície terrestre, ou uma parte dela, como por exemplo um continente, um país, uma região ou uma cidade. Por outro lado, os mapas têm dificuldade em transformar uma superfície esférica numa superfície plana, sem haver deformações.
Vantagens e desvantagens do globo terrestre e do mapa
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA – O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?
Sistemas de informação geográfica são ferramentas que permitem trabalhar informação espacial, sobrepondo vários tipos de informação. Com os SIG é possível ver, compreender, inquirir, interpretar e visualizar dados de muitas formas, revelando relações, padrões e tendências espaciais, com base em mapas, globos, relatórios ou gráficos.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
A representação da superfície terrestre num plano levou a que surgisse métodos de projeções cartográficas. Contudo, todas as projeções têm deformações ou incorreções, porque para se representar corretamente uma característica, outras são distorcidas. As deformações da realidade podem variar no espaço tendo em virtude do sistema de projeção selecionado, porque umas deformações podem ser maiores nas regiões do equador e menores nas regiões polares, bem como noutras latitude e vice-versa.
Quais as formas de representação da superfície terrestre?
O nosso planeta tem uma forma esférica ligeiramente achatada nos pólos. A forma mais exata de o representar é através de globos, uma vez que são as representações mais próximas da realidade. Desta forma, os globos mantêm a relação entre a posição e extensão entre os continentes e os oceanos, evitando distorções na representação. Todavia, como têm uma dimensão reduzida, os globos apresentam a superfície terrestre com pouco pormenor. Outros inconvenientes, dos globos, são a sua difícil arrumação e transporte, bem com a impossibilidade de representar apenas uma parte da superfície terrestre
O mapa constitui o instrumento mais prático e usual para representar a Terra. No mapa podemos optar por representar toda a superfície terrestre, ou uma parte dela, como por exemplo um continente, um país, uma região ou uma cidade. Por outro lado, os mapas têm dificuldade em transformar uma superfície esférica numa superfície plana, sem haver deformações.
TABELA DE SÍNTESE
Formas de representação da superfície terrestre
Fonte e adaptado de: acesso 21/07/2020: http://www.japassei.pt/artigo.aspx?lang=pt&id_object=1678
Bình luận