Prof. Jaime
Atividade
sextos anos
Geografia
A atividade desta semana está relacionada ao conteúdo sobre cartografia: mapas e croquis que estuda a representação do espaço geográfico através de material físico (papel, imagem em computador, gps, etc.). A aula do Centro de mídias relacionada a esse tema está no link abaixo:
Após assistir a aula e consultar informações sobre o tema nos textos auxiliares abaixo e outras fontes, responda as questões abaixo:
1 – O que são mapas? Para que eles servem?
2 – Explique a diferença entre mapa físico, político e histórico
3 – No passado os mapas eram confeccionados com papel, lápis e tinta. Quais são as tecnologias utilizadas atualmente para fazer os mapas?
4 – Quais mapas você conhece? Você já utilizou algum deles? Como?
Mapas
O interesse e a necessidade de compreender o mundo e suas riquezas motivaram o homem a criar formas de representar os principais aspectos gerais dos mais diferentes tipos de paisagens e lugares seja natural ou construído.
A partir dessa necessidade teve inicio o processo de registros em forma de desenhos e escritos gráficos, em um primeiro momento os dados eram inseridos em objetos simples como madeira, cerâmica, pergaminho e posteriormente o papel. Com essa prática surgiu a cartografia que corresponde a um ramo da geografia que tem como objetivo reunir um conjunto de técnicas, métodos e arte destinados à elaboração de mapas. Os mapas correspondem a uma representação gráfica de um espaço real, em uma superfície plana, como um papel. Em um mapa é possível representar diferentes lugares do planeta, partindo do particular como um bairro, cidade ou estado e geral como um país, continente ou o mapa mundi. Os mapas são temáticos e são elaborados de acordo com a abordagem do estudo, dentre os vários tipos existentes os principais são Mapa Político (no caso de estado apresenta o nome do mesmo e sua capital), Mapa Físico (realiza o mapeamento dos recursos naturais como vegetação, hidrografia e relevo) e Mapa Histórico (mapeamento de acontecimentos históricos como o Tratado de Tordesilhas). A partir da visualização de um mapa é possível realizar uma análise de regiões de nosso convívio ou lugares muito distantes, mas que apesar disso podemos conhecer outras realidades em distintos temas como população, clima, economia, entre outras.
A precisão dos mapas atuais é provocada pela quantidade de tecnologia utilizada para coleta de dados, no qual são adquiridas através de fotografias aéreas, imagens de satélites e radares, além de informações oriundas de pesquisa de campo que produz um trabalho com maior riqueza de detalhes. As fotografias aéreas correspondem a um recurso usado para coleta de dados de uma determinada área que se pretende mapear, assim para conceber tais informações são acopladas câmeras especiais a bordo de aviões que fotografam os aspectos da área em questão.
As imagens de satélites são obtidas a partir de satélites que giram em torno da Terra, os sensores fixados nesses retêm energia emitida pela superfície terrestre reproduzindo em forma de imagens que são importantes fontes de dados para criação de mapas. A partir das imagens de satélite é possível promover medidas de planejamento para antecipar o crescimento urbano, além de conhecer os problemas ambientais e na proteção de florestas. As imagens de satélites permitem ainda identificar reservas de minérios e auxiliar nos serviços meteorológicos.
Imagens de Satélites são importantes na elaboração de mapas.
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/mapas.htm
TIPOS DE MAPA
Os mapas são todos iguais, certo? Errado. Existem vários tipos diferentes de se representar uma determinada porção do espaço. Assim, temos os mapas temáticos, que costumam ser divididos em: econômicos, políticos, demográficos, históricos e físicos, além daqueles estilizados.
Mapas Históricos: são mapas antigos, geralmente com uma aparência mais rústica, envelhecida. A maioria deles foi elaborada quando não existiam as tecnologias que temos hoje em dia, por isso alguns são muito imprecisos. Mesmo assim, foram muito importantes em suas respectivas épocas. São muito utilizados, atualmente, para descobrir como as pessoas em outros tempos concebiam o seu espaço. Também são chamados de mapas históricos aqueles que foram produzidos no presente, mas que representam um acontecimento no passado.
Esse mapa representava o mundo conhecido pelos europeus em 1513
Mapas Físicos: são mapas utilizados para representar o espaço físico de um determinado ambiente, apresentando informações como os rios, o relevo, a vegetação, a altitude, entre outros elementos.
Mapa Físico do continente europeu
Mapas econômicos: são aqueles mapas que representam as atividades produtivas e financeiras, bem como trazem informações e dados socioeconômicos, como a pobreza, a fome, entre outros fatores. Assim, temos mapas da distribuição das indústrias, da localização de matérias-primas, de determinados tipos de serviços, entre outros temas.
Mapas políticos: são os mapas que representam a distribuição dos territórios nacionais, com as fronteiras que delimitam os países e as divisas entre os estados, cidades ou províncias.
Mapa político do Brasil em relação à América do Sul
Mapas demográficos: são aqueles utilizados para representar temas referentes às populações, como número de habitantes, concentração de moradias, divisão de agrupamentos étnicos e densidade demográfica.
Mapas estilizados ou de anamorfose: esses mapas são os mais interessantes, pois são do tipo que se distorcem para representar as informações neles contidas. Por exemplo: um mapa sobre as maiores economias do mundo deixará propositalmente os países ricos maiores e os pobres, menores, independente dos tamanhos originais das áreas desses países.
Os mapas nos ajudam com a localização de lugares
Por Rodolfo Alves Pena. Graduado em Geografia https://escolakids.uol.com.br/geografia/tipos-de-mapa.htm
Você pode fazer a lição em seu caderno e postar no meu WhatsApp ou no meu e-mail jaimesouza171@gmail.com.br. Para tirar dúvidas, também use o WhatsApp, no privado.
Um abraço! Prof. Jaime
Comments