top of page
ozildepassarella

Geografia - 2º Ensino Médio - Atividades 03/11 a 06/11

ESCOLA ESTADUAL DR. OZILDE ALBUQUERQUE PASSARELLA

ROTEIRO DE ATIVIDADES PERÍODO: 02/11/2020 a 06/11/2020

PROFESSOR: RICARDO LOPES 4º BIMESTRE

DISCIPLINA: GEOG Recursos naturais e gestão do território

NOME DO ALUNO: SÉRIE DO ALUNO:

O que é hotspot?

O que define um hotspot é a quantidade de espécies endêmicas e o tamanho da área degradada.

Os hotspots, também chamados de hotsposts de biodiversidade, podem ser definidos como áreas com grande biodiversidade, ricas principalmente em espécies endêmicas, e que apresentam alto grau de ameaça. Essas áreas são, portanto, locais que necessitam de atenção urgente, sendo consideradas prioritárias nos programas de conservação.

Critérios utilizados para definir um hotspost

Atualmente, considera-se um local como hotspot se ele obedecer a dois critérios básicos:

· Abrigar pelo menos 1500 espécies de plantas endêmicas;

· Ter perdido mais de ¾ de sua vegetação original.

Exemplos de hotspots

A quantidade de hotspots no mundo está em constante mudança, uma vez que a cada dia os estudos na área são ampliados. Para se ter noção dessas mudanças, em 1999, considerava-se a existência de 25 hotspots; em 2005, esse número elevou-se para 34. Estima-se que esses 34 hotsposts abriguem cerca de 75% de todos os mamíferos, aves e anfíbios mais ameaçados do mundo.

No Brasil, existem duas regiões reconhecidas como hotspots: o Cerrado e a Mata Atlântica. No Cerrado, existem mais de onze mil espécies de plantas, sendo mais de 4000 endêmicas. A fauna também é rica, com cerca de 199 espécies de mamíferos, 837 espécies de aves, 120 espécies de répteis e 150 espécies de anfíbios. Já na Mata atlântica existem 20 mil espécies de plantas, sendo oito mil endêmicas. No que diz respeito às espécies animais, existem cerca de 261 espécies de mamíferos, 1020 espécies de aves, 197 espécies de répteis e 340 de anfíbios.

Por Ma. Vanessa dos Santos

1- Faça um entendimento do que é Hotspot.

2- O conceito Hotspot foi criado em 1988 pelo ecólogo inglês Norman Myers para resolver um dos maiores dilemas dos conservacionistas: quais as áreas mais importantes para preservar a biodiversidade na Terra?

Ao observar que a biodiversidade não está igualmente distribuída no planeta, Myers procurou identificar quais as regiões que concentravam os mais altos níveis de biodiversidade e onde as ações de conservação seriam mais urgentes. Ele chamou essas regiões de Hotspots.

Hotspot é toda área prioritária para conservação, isto é, de alta biodiversidade e ameaçada no mais alto grau. É considerada Hotspot uma área com pelo menos 1.500 espécies endêmicas de plantas (não são encontradas em nenhum outro local), que tenha perdido mais de 3/4 de sua vegetação original, ou seja, que estejam fortemente ameaçadas pelas atividades humanas.

How Stuff Works, Como funcionam os hotspots ambientais. Disponível em: http://ambiente.hsw.uol.com.br/hotspots-ambientais.htm. Acesso em 18 de Nov. 2016. Disponível em: http://www.conservation.org.br/como/index.php?id=8. Acesso em: nov. 2016.

De acordo com a Conservation International (CI), existem 34 regiões no planeta consideradas Hotspots, sendo duas localizadas em território brasileiro.

Assinale a alternativa correta para as duas regiões Hotspots brasileiras.

a) Floresta Amazônica e Mata Atlântica.

b) Cerrado e Mata Atlântica.

c) Caatinga e Cerrado

d) Floresta Amazônica e Cerrado.

e) Pantanal e Mata Atlântica.


ENEM 2016

O bioma Cerrado foi considerado recentemente um dos 25 hotspots de biodiversidade do mundo segundo uma análise em escala mundial das regiões biogeográficas sobre áreas globais prioritárias para conservação. O conceito de hotspot foi criado tendo em vista a escassez de recursos direcionados para conservação, com o objetivo de apresentar os chamados "pontos quentes", ou seja, locais para os quais existe maior necessidade de direcionamento de esforços, buscando evitar a extinção de muitas espécies que estão altamente ameaçadas por ações antrópicas.

PINTO, PP: DINIZ-FILHO, J. A. F. In: ALMEIDA, M. G. (Org.). Tantos cerrados: múltiplas abordagens sobre a biogeodiversidade e singularidade Cultural Goiânia: Vieira, 2005 (adaptado)

A necessidade desse tipo de ação na área mencionada tem como causa a:

a. intensificação da atividade turística.

b. implantação de parques ecológicos.

c. exploração dos recursos minerais.

d. elevação do extrativismo vegetal.

e. expansão da fronteira agrícola.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page