ESCOLA ESTADUAL DR. OZILDE ALBUQUERQUE PASSARELLA
ROTEIRO DE ATIVIDADES PERÍODO: 09/11/2020 a 13/11/2020
PROFESSOR: RICARDO LOPES 4º BIMESTRE
DISCIPLINA: GEOGRAFIA Impactos antropológicos no meio ambiente
NOME DO ALUNO: SÉRIE DO ALUNO:
1- Texto na íntegra: https://www.natgeo.pt/ciencia/2020/01/o-tempo-mostra-evidencias-das-alteracoes-climaticas-todos-os-dias-desde-2012
Os vestígios das alterações climáticas são relativamente fáceis de ver em alguns dos dados, como a temperatura média global do ar ou do oceano, que aumentou mais ou menos de forma constante durante décadas. Nos últimos 10 anos, a média de temperatura da atmosfera da Terra rondou os 0.7 graus Celsius, mais quente do que em meados do século XX – e cerca de metade do que o planeta aqueceu desde o início da Revolução Industrial.
“O aquecimento global atingiu níveis que alteraram o clima muito para além do que seria de esperar”, diz Peter Stott, cientista climático no serviço de meteorologia do Reino Unido. “Por isso, mesmo no dia a dia, as médias de temperatura globais alteraram-se significativamente. Isto era algo que pensávamos vir a assistir no futuro, mas que na realidade já está a acontecer.”
2- Texto na íntegra: http://midiaeamazonia.andi.org.br/texto-de-apoio/o-tempo-e-o-clima
Ciclo natural e impactos humanos
Uma questão central no debate sobre as mudanças climáticas globais é se é possível atribuir o claro aumento observado de temperatura às atividades antropogênicas e às emissões de gases de efeito estufa. Nota-se, por intermédio de medidas experimentais, que para todas as regiões do globo os valores registrados de temperatura somente podem ser explicados a partir da ação das chamadas forçantes antropogênicas somadas às forçantes naturais. De acordo com os cientistas, esse fato mostra claramente que as emissões de gases de efeito estufa são os principais responsáveis pelo aumento observado nas temperaturas das diversas regiões do planeta.
Assim o aumento na concentração de gases de efeito estufa e aerossóis na atmosfera – aliado às profundas alterações no uso do solo – fornece evidências fortes de que as mudanças ambientais observadas nos últimos 100 anos são resultantes de uma complexa inter-relação entre ações humanas e causas naturais. Supõe-se que esses mecanismos estejam alterando de forma contundente os ciclos biogeoquímicos e afetando o sistema climático do planeta.
Duas abordagens principais vêm sendo trabalhadas pelos cientistas em relação aos impactos gerados pelas mudanças climáticas:
Mitigação – É a intervenção humana com o intuito de reduzir concentrações de gases de efeito estufa. Isso pode ocorrer de duas formas principais: limitando as atividades que ocasionam a emissão de gases e fortalecendo os chamados sumidouros de carbono (por exemplo, as florestas e os oceanos, que têm naturalmente a capacidade de capturar o carbono lançado na atmosfera).
Adaptação – É a forma como os sistemas natural e humano podem responder da melhor maneira às mudanças do clima, de forma a reduzir seus danos à qualidade de vida e a explorar as oportunidades benéficas.
Após ler o texto, reflita e responda:
A) Como reduzir a concentração excessiva de gases de efeito estufa na atmosfera?
B) Como sobreviver à mudança do clima?
Comments