ESCOLA ESTADUAL DR. OZILDE ALBUQUERQUE PASSARELLA
ROTEIRO DE ATIVIDADES PERÍODO: 02/11/2020 a 06/11/2020
PROFESSOR: RICARDO LOPES 4º BIMESTRE
DISCIPLINA: GEOGRAFIA Mudanças climáticas
NOME DO ALUNO: SÉRIE DO ALUNO:
1- Responda o formulário no link: https://forms.gle/LS4A8Y1CCz8q23eN8
O QUE SÃO MUDANÇAS CLIMÁTICAS?
Escrito por Camila Luz /Portal Politize!
Se você tem o costume de acompanhar notícias ou ainda está na escola, provavelmente já ouviu falar de termos como mudanças climáticas, aquecimento global e efeito estufa. Tais questões ambientais já causam impactos graves no meio ambiente e, no futuro, podem provocar catástrofes com potencial para acabar com a vida na Terra como conhecemos.
Mas o que significam esses termos e qual a relação entre eles? Será que são sinônimos? E qual o papel do ser humano nesses desastres? Vamos entender!
EFEITO ESTUFA E AQUECIMENTO GLOBAL
A partir do final do século 18, durante a Revolução Industrial, a produção industrial começou a crescer rapidamente. As fábricas se multiplicavam e o consumo de bens materiais crescia, assim como o uso de automóveis. As principais atividades eram movidas pela queima de combustíveis fósseis, como carbono, gás e petróleo. Essa queima de combustíveis é responsável pela emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.
Ainda no século 19, surgiu a consciência de que o dióxido de carbono acumulado na atmosfera poderia criar um “efeito estufa”. Na verdade, esse fenômeno é natural e garante a existência da vida na Terra. Além do CO2, ele também é causado por gases como o metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) que, ao convergirem na atmosfera, provocam uma proteção especial contra os raios solares nocivos. Assim, a Terra consegue manter a sua temperatura média global, que hoje varia entre 14ºC e 15ºC. Se não houvesse essa proteção, os raios solares refletiriam na superfície do planeta e retornariam ao espaço, reduzindo a temperatura média para aproximadamente -18ºC. Ou seja: nada de vida por aqui.
No entanto, o aumento da emissão de gases durante a Revolução Industrial causou o espessamento da camada formada pelo efeito estufa, retendo mais calor na Terra. Portanto, o grande problema não é o fenômeno natural, e sim o agravamento dele. O efeito estufa agravado, por sua vez, causa o aquecimento global – o aumento da temperatura da atmosfera terrestre e dos oceanos.
Hoje, a concentração de CO2 na atmosfera supera os valores registrados nos últimos 20 milhões de anos. Também segundo a WWF, se o crescimento demográfico e o consumo energético mantiverem os níveis atuais, baseando o seu funcionamento na utilização de combustíveis fósseis, a situação irá piorar consideravelmente: antes de 2050 as concentrações de dióxido de carbono terão duplicado em relação às registradas antes da Revolução Industrial.
O QUE SÃO MUDANÇAS CLIMÁTICAS?
Qual é, então, a diferença entre aquecimento global e mudanças climáticas? Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, o aquecimento global diz respeito apenas ao aumento da temperatura superficial da Terra. Já as mudanças climáticas incluem esse aquecimento e todos os “efeitos colaterais” que ele causa, como derretimento das geleiras, tempestades intensas e seca mais frequente.
Além disso, as mudanças climáticas englobam tanto as alterações causadas pela natureza, quanto pelo homem. Elas ocorrem naturalmente, por exemplo, por mudanças na radiação solar e nos movimentos orbitais da Terra. O aquecimento global, por outro lado, normalmente se refere somente às interferências causadas pelo ser humano.
Quais são as consequências das mudanças climáticas?
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), as décadas a partir de 1990 foram as mais quentes dos últimos 1.000 anos. Nos próximos 100 anos, poderá haver um aumento da temperatura média global entre 1,8ºC e 4,0ºC. Parece pouco, mas os impactos que tal variação poderá causar são graves. Além disso, o nível do mar poderá se elevar entre 0,18m e 0,59m, o que pode afetar significativamente as atividades humanas e os ecossistemas terrestres.
Vamos conhecer algumas das consequências já geradas pelas mudanças climáticas? Na Europa, uma onda de calor no verão de 2003 resultou em mais de 30 mil mortes. Já na Índia, em 2015, as temperaturas chegaram a 48ºC e também provocaram milhares de mortes. Se o planeta continuar esquentando, a tendência é que as ondas intensas de calor continuem ocorrendo e até se agravem.
Eventos extremos, como tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca, nevascas, furacões, tornados e tsunamis devem se tornar mais frequentes, podendo ocasionar a extinção de espécies de animais e plantas. Em 2005, por exemplo, a ferocidade do furacão Katrina nos Estados Unidos foi atribuída, em grande parte, à elevada temperatura das águas no Golfo do México.
As mudanças climáticas também podem causar alterações na superfície terrestre, provocando a mutação de terrenos. Em 2008, 160 km² de território se separaram da Costa Antártica e derreteram. O derretimento de calotas polares e aumento do nível do mar podem ocasionar o desaparecimento de ilhas e cidades litorâneas densamente povoadas.
Todas essas consequências podem, ainda, ameaçar a segurança alimentar no planeta. O aumento de apenas 1ºC na temperatura média da Terra poderá danificar especialmente plantações de milho e arroz nos trópicos, alerta o International Panel on Climate Change. A extinção de algumas espécies, portanto, não está descartada.
Após ler o texto, responda:
1- As mudanças climáticas estão ocorrendo e já é possível notar algumas modificações que provavelmente relacionam-se com a ação do homem. Assim sendo, são necessárias ações urgentes para que nosso impacto no meio ambiente seja reduzido. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma forma de deter o avanço das mudanças climáticas.
a) Realizar técnicas na agricultura que evitam a emissão de carbono.
b) Criar programas de reflorestamento, principalmente em áreas urbanas.
c) Aumentar o uso de combustíveis fósseis.
d) Realizar frequentemente a regulagem dos carros.
e) Realizar consumo consciente.
2- Muitas pessoas acreditam que as mudanças climáticas afetam exclusivamente a temperatura do planeta, que se torna mais quente. Entretanto, muitas vezes, essas pessoas esquecem que, ao aumentar a temperatura, uma série de organismos e ecossistemas são gravemente afetados. Observe as alternativas abaixo e marque a única que não é uma consequência da alteração da temperatura do planeta.
a) Diminuição da biodiversidade.
b) Alterações do regime de chuvas.
c) Secas prolongadas.
d) Aumento da frequência de terremotos.
e) Aumento de doenças respiratórias.
Comments