top of page
  • ozildepassarella

Filosofia - 1º Ensino Médio - Argumentação

Prof. Marcel


E aí pessoal, tudo bem?

Nesta próxima aula que será dupla, vamos desenvolver ao menos três novas habilidades.

Como se trata de uma aula dupla (4ª e 5ª aulas), nosso material de trabalho será um pouco maior.

Já vimos nas aulas passadas, temas como: “por que estudas filosofia?”, já falamos sobre Intelecto e Faculdade, comentamos sobre Empirismo e Racionalismo, diferentes formas de entender e contar histórias, e também já vimos as diferentes áreas da filosofia.

Nesta aula, vimos estudar como identificar características de argumentação em diferentes gêneros textuais (vamos usar três para estudo). Vamos estudar manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico, e por fim, vamos relacionar questões atuais e históricas da filosofia.

Vamos ao que interessa.

HABILIDADE 1

Identificar características de argumentação em diferentes gêneros textuais.

Leia os textos abaixo e vá anotando os argumentos que acredita existirem neles.

Argumentos que defendam uma ideia, alguém ou alguma coisa, que são contrários a isso ou aquilo, que contrapõem ou unem determinada opinião.

O importante nesse trabalho é que encontre nos textos características diversas de argumentação, e apresente o seu ponto de vista sobre essas argumentações.

Como exemplo do que deve ser feito, podemos apresentar o seguinte:


“ No texto 1, de acordo com o deputado Talles, o novo mandado do governador goiano trará perspectivas otimistas para o povo, pois ele argumenta que o governador é alguém que mostra austeridade, força e competência, e que além disso, suas ações farão com que o mesmo alcance projeção nacional. ”

Os argumentos apresentados pelo deputado é de que o governador tem força, competência e age com austeridade. (note que é apenas um exemplo e que não estou falando do texto inteiro).

Posso usar os mesmos argumentos utilizados para falar do texto inteiro? E sobre os outros dois textos, os mesmos argumentos podem ser utilizados para as situações apresentadas?

TEXTO 1

Em discurso no Pequeno Expediente, Talles Barreto destaca ações do Governo

17 de Dezembro de 2014 às 15:25

Durante discurso no Pequeno Expediente, o deputado Talles Barreto (PTB) diz que o novo mandato do Governador, que se inicia em 2015, traz perspectivas otimistas para os goianos. “Marconi mostra austeridade, força e competência. Não tenho dúvidas que suas ações vão fazer seu nome ter um alcance nacional”, disse.

Talles fala também sobre a importância da Reforma Administrativa promovida pelo

Governo, que foi aprovada recentemente na Casa. “Essa reforma vai atingir mais de

6 milhões de pessoas, proporcionando uma economia de mais de R$ 340 milhões,

alcançando a quantia de R$ 1,5 bilhão em quatro anos”.

As obras de infraestrutura do Governo também foram destacadas no discurso do deputado. “São mais de seis mil quilômetros construídos e mais de quatro mil quilômetros reconstruídos. Não tem nenhuma saída de Goiânia que não esteja iluminada”, assinalou. "Marconi agora vai fazer o governo que sempre quis, com apoio dos deputados de Goiás e da Câmara Federal", concluiu.


TEXTO 2

Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite. É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje. Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição. Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício. Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo. Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido. Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho. Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus. Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades. Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar. O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma. Tudo depende só de mim.

Desconhecido

TEXTO 3

...

Discurso proferido por Fedro

O primeiro discurso da noite é realizado por Fedro e trata da natureza do amor e dos seus benefícios. Para Fedro, Eros (Deus do amor) é o mais antigo dos deuses e a causa dos maiores bens que se veem na terra. Ele dá ao amor um lugar central, de protagonismo absoluto.

Segundo o intelectual, o amor é um sentimento que desperta o que há de melhor no ser humano, as suas virtudes. Seu discurso nada mais é do que um enorme elogio ao amor, como se pode perceber a partir do trecho abaixo:

"eu afirmo que o Amor é dos deuses o mais antigo, o mais honrado e o mais poderoso

para a aquisição da virtude e da felicidade entre os homens, tanto em sua vida como

após sua morte"

...

HABILIDADE 2


Reconhecer manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico.

Leia o texto ”Manifestações no Brasil: um olhar sobre Sócrates” que se encontra no seguinte endereço eletrônico:

Sócrates não viveu nossa era. Quando faleceu em 399 a.C., o Brasil sequer existia. Porém muito do que ele escreveu pode e é usado por nós.

Anote as manifestações históricas e as manifestações sociais do pensamento filosófico apresentadas no texto.

Pensando nessas manifestações sociais e históricas apresentadas, faça um texto expondo as manifestações que identificou e comentando sobre o que entendeu.


HABILIDADE 3

Relacionamento de questões atuais com questões da história da filosofia.

Leia o texto “Uma Breve História da Filosofia” que se encontra no seguinte endereço eletrônico: https://super.abril.com.br/ideias/uma-breve-historia-da-filosofia/.

Desenvolva um texto relacionando questões da atualidade com questões da História da Filosofia que identificar no texto em questão.

132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page