Professor Flávio
Bom dia! A atividade de hoje é sobre a aula exibida no dia 13 de julho no CMSP, linguagem da dança.
Habilidade
(EF9AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado nas diferentes manifestações da dança contemporânea, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea.
No texto anterior estudamos as mudanças que foram ocorrendo ao longo do tempo com a dança. Aprendemos que assim como as demais linguagens artísticas, a dança também foi se transformando com as mudanças que aconteciam no mundo. Então quando falamos de Arte Contemporânea ou Arte Moderna, estamos falando de períodos da história ocidental onde encontramos diferenças no fazer artístico.
É importante lembrar que existem várias intenções no dançar. Observe as situações abaixo:
A - A dança pode ser parte de um ritual religioso.
B - A dança pode ser parte da tradição de uma determinada cultura.
C - A dança pode ser um ato de interação e identificação social.
D - A dança é uma linguagem da arte.
Quando estudamos a linguagem da dança, buscamos entender a sua “gramática”, ou em outras palavras, tentamos explicar do que a dança é feita. O que é próprio desta linguagem.
Quando eu estudo música, tento entender do que a música é feita e então começo a pensar nas notas musicais, no timbre, melodia, ritmo e etc.
Quando eu estudo o desenho, tento entender do que o desenho é feito e então começo a pensar no suporte, na linha, ponto, contraste entre cores, relação da figura com o fundo e etc.
Você pode cantar ou tocar um instrumento sem conhecer todas as características do som?
Você pode desenhar sem conhecer todos os elementos do desenho?
Você pode dançar sem estudar ou conhecer todos os fatores do movimento?
A resposta para todas estas questões é SIM, porém, quando eu dedico o meu tempo para o estudo de uma linguagem artística, provavelmente passo a entender melhor este universo. Certo?
Já sabemos que o significado da palavra “Coreografia” é a composição da dança. Coreografia vem do grego Khoros, “dança” e Graphein, registrar, escrever. Posso dizer então que coreografia é a escrita da dança.
O coreógrafo ou coreógrafa é quem elabora uma coreografia.
Então vamos conhecer um pouco mais sobre os fatores do movimento:
Fatores do movimento na linguagem da dança
Espaço: A dança sempre acontece no espaço, o corpo se movimenta e é influenciado por ele.
Fluência: Ocorre quando se deixa fluir o movimento que parte do tronco atingindo o corpo todo, com controle e entrega de sentimentos.
Peso: Referência às forças usadas pelo corpo em relação aos movimentos.
Tempo: Referência aos movimentos que formam o compasso da dança, podem ser rápidos, lentos e moderados.
Vamos explicar item por item?
ESPAÇO
Pode ser a relação entre o corpo e o espaço, o corpo em relação ao seu próprio corpo ou em relação a um outro corpo e o corpo e um outro objeto.
NÍVEIS: (em relação à altura) alto, médio e baixo - de modo geral são movimentos possíveis do corpo utilizando os espaços acima da cabeça, na altura da cintura ou abaixo dela.
DIMENSÃO: é uma extensão entre duas direções opostas. É um elemento básico de orientação no espaço. São três as dimensões: amplitude (ou largura), comprimento (ou altura) e profundidade.
DIREÇÃO: é a trajetória traçada no espaço. Indica, o sentido para onde o movimento segue, partindo sempre do centro do corpo. Direções: Frente, atrás, lado, diagonais, em cima, em baixo
FLUXO: Qualidade de Movimento que refere-se a tensão muscular com a qual se deixa fluir um movimento - fluência contínua e interrompida e seus graus de tensão.
Fluxo Livre: Uma movimentação sem interrupções, onde o indivíduo está livre para se movimentar como quiser desde que seja sem pausa. EX: Correr em um parque, o fluxo de um rio. Fluxo Conduzido Ou Controlado: É um estado de cuidado com o movimento, há uma maior tensão muscular para se possa controlar a intensidade desse movimento. Ex: escrever um texto com uma caneta em um papel, movimentos de taichi chuan. Fluxo Interrompido: È o máximo da tensão para que se faça uma interrupção imediata do movimento, que origina movimentos quebrados. Ex: escovar os dentes.
PESO – Qualidade de Movimento que refere-se as mudanças de força utilizadas pelo corpo ao movimentar-se. Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações. Estabilidade e instabilidade.
Peso leve: Transmite uma sensação de leveza, ou de ausência de peso como por exemplo uma bailarina dançando na ponta dos pés, ou um carinho delicado no rosto de alguém querido.
Peso Pesado: Exige uma carga maior de força para ser executado, como por exemplo o bater do martelo de um operário, um elefante andando ou dar um soco em alguém
TEMPO
Velocidade em que são executados determinados movimentos pode ser rápido, moderado e lento. É uma qualidade bastante subjetiva, pois deve-se sempre ter um parâmetro de comparação para definir o que é rápido e o que é lento.
RÁPIDO: Quando mantém a sua aceleração constante ou um ritmo rápido sem alterações, por exemplo, um samba enredo, ou um carro correndo na estrada.
LENTO: Mantém seu tempo lento, ou vai reduzindo a sua velocidade constantemente quase até parar, por exemplo, um adágio para a música clássica ou uma lagarta se deslocando em uma folha.
MODERADO: É o meio termo entre o rápido e o lento, por exemplo um caminhada tranquila numa praça.
Muito bem! Para não ficar muito extenso, vamos parar por aqui.
Deixo para vocês a questão abaixo:
01 – Relacione os textos abaixo:
A - A dança pode ser parte de um ritual religioso.
B - A dança pode ser parte da tradição de uma determinada cultura.
C - A dança pode ser um ato de interação e identificação social.
D - A dança é uma linguagem da arte.
( ) O Kuarup é uma madeira que dá nome a um ritual indígena, cujo significado para os índios é a despedida dos mortos e encerramento do período de luto. Esse ritual é realizado pelos indígenas da região do Alto Xingu, Mato Grosso, para celebrar a memória dos mortos e liberar suas almas para o mundo espiritual.
( ) O frevo é uma dança que faz parte das tradições de Pernambuco e Alagoas, surgida no final do século XIX. Os dançarinos usam pequenos guarda-chuvas para executar uma coreografia marcada por ágil movimento de pernas que se dobram e se estiram freneticamente.
( ) Dança de rua ou Street Dance, é um estilo de dança que se desenvolveu (possivelmente nos Estados Unidos) a partir do dance studio. Consiste em uma força de dança que pode ocorrer em ruas, blocos, parques, locais abertos, raves e clubes. O termo é usado para descrever danças em um contexto urbano.
( ) Dança contemporânea é um gênero de dança que se desenvolveu em meados do século XX e, desde então, tornou-se um dos gêneros mais conhecidos, especialmente no mundo ocidental.
Comments