Professor Flávio.
A última aula de Arte no CMSP sugere o estudo da Dança Contemporânea. Então, antes de mais nada, vamos entender o que significa a palavra Contemporânea, em Arte.
Contemporâneo: o que existiu na mesma época; aquilo que é atual.
Tudo tem uma história, ou seja, uma sucessão de acontecimentos ao longo do tempo. Alguns acontecimentos são muito importantes enquanto outros, nem tanto.
Quando você pensa na história da sua vida, você vai encontrar momentos que marcam uma grande mudança no seu jeito de agir, pensar ou se relacionar com o mundo.
Na história da arte acontece algo parecido. Os estudiosos de arte observam o que foi acontecendo ao longo do tempo e assim encontraram momentos onde as pessoas começaram a mudar muito o jeito de fazer arte. Para estes períodos ou mudanças, os estudiosos colocaram nomes. Então quando alguém fala de Arte Contemporânea eu entendo que estamos falando de um período que apresenta um jeito de se fazer arte diferente do anterior. O fazer artístico está sempre relacionado com o mundo em volta. Tudo muda e o jeito de fazer arte também muda.
Tudo bem até aqui?
Mas então, o que existia antes da dança Contemporânea?
Um outro período que chamamos de Dança Moderna.
E antes da Dança Moderna?
Temos a dança clássica.
Mas além destes períodos e tipos de dança que foram mudando ao longo do tempo precisamos entender que as pessoas sempre dançaram por diversos motivos.
Por exemplo, podemos pensar nos povos indígenas e na maneira como a dança faz parte da cultura deste povo. Para eles, não existe esta divisão de contemporâneo, moderno ou clássico. A dança, nesta situação, pode ser parte dos rituais religiosos ou de festividades. Com o mesmo valor cultural das danças praticadas em outros lugares. Não existe dança mais ou menos importante.
Então, dançar é da natureza humana. A dança é uma possibilidade de expressão e de representação do que sentimos ou entendemos sobre este mundo.
A dança pode ser também expressão de um determinado grupo, como por exemplo a dança de rua que está relacionada com a vida nas grandes cidades na atualidade.
Então, estudar dança é um amplo e vasto território que este texto não vai conseguir alcançar.
Podemos falar de algumas características da dança clássica, moderna e contemporânea. Vamos lá?
Dança clássica
Surge no contexto do Renascimento italiano, por volta do século XV e está relacionada ao modo de vida daquele tempo, nos grandes salões de palácios onde a aristocracia se reunia para os mais variados tipos de festejos e interação social.
Este tipo de dança evolui para apresentações em grandes teatros e se tornou muito famosa. Todos conseguem visualizar uma bailarina de ballet vestindo o Tutu (pronuncia-se em francês Ty ty) , a famosa saia rodada da bailarina.
A dança clássica ou Ballet Clássico, possui uma grande exigência técnica que é muito difícil de dominar e requer muito tempo de treino e dedicação dos bailarinos. Na dança clássica encontramos o Ballet de Repertório que é uma história contada através da dança. Alguns são muito famosos. Você já deve ter ouvido falar de algum destes nomes: O Quebra Nozes, O Lago dos Cisnes, Giselle Copéllia, Pássaro de Fogo, etc.
Dança Moderna
Lembram quando eu falei que a arte está sempre relacionada com o que está acontecendo no mundo? Será que o Ballet Clássico era suficiente para contar todas as coisas de um mundo que não para nunca de mudar?
Em meados do século XIX, os estudiosos da dança buscam novas possibilidades para a dança de concerto.
Importante: As danças populares sempre existiram e continuam existindo. Vamos entender que estamos falando de pessoas que estudam a linguagem da dança e a sua história para buscar novas possibilidades de expressão.
Ao contrário do ballet clássico, a dança moderna busca expandir a expressão dos movimentos. Não está mais pressa aos movimentos da dança clássica. Não está mais pressa ao tutu e as sapatilhas de ponta.
Um nome muito importante para todas estas mudanças da dança moderna é a dançarina e coreógrafa Isadora Duncan.
Martha Graham é outra dançarina marcante no campo da dança moderna. Ao contrário de Isadora Duncan, ela entendeu que a dança é o meio pelo qual o homem pode pensar os problemas sociais e os grandes questionamentos da humanidade. A técnica que desenvolveu da dança implica em trabalhar emocionalmente, corporalmente e espiritualmente os bailarinos.
Dança Contemporânea
Podemos localizar a dança contemporânea por volta do início do século XX. Novamente vamos pensar em todas as mudanças ocorridas para a humanidade, que já enfrentou guerras, descobriu novas tecnologias, novas culturas. Vamos lembrar que a participação das mulheres na vida social, política e econômica foi mudando muito ao longo do tempo.
Se a dança moderna ainda possui fortes vínculos com a dança clássica, a dança contemporânea vai além. Não existe mais um único tipo físico para a dança. Os espaços também não precisam ser mais os teatros. A dança contemporânea busca novas experiências e isto inclui tipos físicos diferentes, espaços diferentes e também o uso de novas tecnologias.
Uma coisa muito, muito importante. Quando falamos de arte moderna ou clássica, pensamos em grupos de artistas que produzem de uma forma muito parecida.
Na arte contemporânea há maior independência desta relação com os grupos.
Então, o que é muito importante pensar desta história toda?
A arte sempre relacionada com o seu tempo.
A arte muda porque o mundo muda.
A arte muda porque o nosso jeito de entender e ver o mundo também muda.
Certo?
No próximo capítulo vamos falar de outras situações de dança. Até lá!
Questões sobre o texto. Assinale com Verdadeiro ou Falso, V ou F.
( ) Dança moderna, contemporânea ou clássica são nomes dados aos diferentes momentos da história da dança.
( ) Além da dança moderna, contemporânea ou clássica, sempre existiram outros tipos de danças, as populares ou de outras culturas, sendo que podem fazer parte da religiosidade destes outros grupos.
( ) Não existe hierarquia entre a dança moderna, contemporânea ou clássica. Isto é, uma não é mais importante do que a outra.
( ) A dança é uma possibilidade de expressão, isto é, de interpretar ou representar a maneira que entendemos ou sentimos o mundo.
( ) A dança é uma das linguagens artísticas.
( ) Isadora Duncan foi uma importante dançarina e coreógrafa da Dança Moderna.
( ) O chamado Ballet de Repertório são as apresentações de dança que contam uma história.
( ) A dança contemporânea permite novas possibilidades de corpos e espaços.
Comentarios