top of page
  • ozildepassarella

Arte - 9º Ano - Elementos Cênicos

Atividade 04 - 3º Bimestre - Professor Flávio

(EF09AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos do drama, do teatro contemporâneo e do cinema (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia, incluindo o recurso a tecnologias digitais) e reconhecer seus vocabulários.


Olá jovens estudantes!

Quero que vocês pensem em tudo que é necessário para se contar uma história no teatro, na televisão ou no cinema.

Primeiro preciso de uma história adaptada para o teatro, televisão ou cinema. Por exemplo, contar a história da “Chapeuzinho Vermelho” no teatro pode ser bem diferente de contar a mesma história no cinema. A história é a mesma, mas os recursos do teatro e do cinema não são os mesmos, certo?


Muito bem! Quando eu começo a imaginar como vou contar a história, vou percebendo que posso usar outras “coisas” que ajudam a história, como por exemplo: cenários, roupas, objetos, sons e luzes.


Todas estas “coisas” são os elementos cênicos, ou seja, recursos utilizados para contar histórias. Estes recursos são utilizados desde muito tempo. No teatro da Grécia antiga já eram empregados vários elementos para se contar histórias: máscaras, roupas especiais, plataformas e guindastes que davam a ilusão de que o personagem estava subindo aos céus.


Vamos listar alguns destes recursos e saber qual é o profissional responsável por eles?


Figurino – É a roupa do personagem. Este personagem vive no século passado ou no futuro. Pode ser ainda um super-herói ou talvez seja muito pobre? Talvez muito rico? A roupa ajuda a contar quem é este personagem, onde ele vive e como vive. O figurinista é o profissional que vai pesquisar e encontrar a melhor maneira de vestir os personagens de uma história.


Sonoplastia – Se você fechar os olhos agora e apenas ouvir os sons em sua volta, com certeza vai imaginar os acontecimentos ao redor. No teatro, cinema ou televisão, o som é uma parte muito importante para informar os acontecimentos. No filme Dogville, de 2003, sabemos da existência de um cachorro porque ouvimos o seu latido. O cachorro não aparece de outra maneira na história. O sonoplasta é o profissional responsável por todos os efeitos sonoros de uma história.


Iluminação – Controlar a iluminação de uma cena permite criar infinitos efeitos para se contar uma história. É possível destacar um personagem no palco ou criar a ilusão de passagem de tempo. Técnicos em iluminação, eletricistas e cenógrafos são os responsáveis para este recurso.


Cenografia – É o cenário onde acontece a história. Pode ser um ambiente construído ou uma locação, isto é, um lugar adequado para a história. O cenógrafo é o profissional que vai pensar onde a história deve ser contada. Vou deixar aqui um link abaixo com locações de alguns filmes famosos:


Maquiagem – Está presente desde os tempos antigos e em várias civilizações. Mudar a aparência do corpo usando tintas de diversos tipos, não é um acontecimento apenas do mundo da arte. Pode ser parte de rituais religiosos e também como recurso para diferenciar tribos ou classes sociais. Em alguns momentos e lugares da história, homens também usavam maquiagem, às vezes, muito mais do que as mulheres. No teatro, cinema ou televisão, a maquiagem permite criar a aparência do personagem, juntamente com o figurino. Atores e atrizes podem ir além, emagrecendo, engordando ou fazendo exercícios físicos para criar a melhor aparência do personagem. Olhe abaixo o exemplo de transformação no ator Rodrigo Santoro para um personagem:



“Passei nove horas – sentado em bancos nem sempre tão confortáveis – pra chegar nesse resultado incrível. Toda essa transformação foi trabalhosa, mas valeu muito a pena”, escreveu o ator.


Incrível! Não é? Vamos também lembrar que muitos outros profissionais ajudam a contar uma história e nem sempre são lembrados. Carpinteiros, camareiros, técnicos de som, de iluminação, dublês, dubladores e muitos outros trabalhadores estão lá, nos bastidores de todas as histórias bacanas que assistimos no cinema, na tv ou no teatro.

Bom, se você leu este texto até aqui, é hora de fazer de conta que somos figurinistas, atores, atrizes, maquiadores ou maquiadoras. Escolha um dos exercícios abaixo para concluir este capítulo:


Exercício 1 – Você conhece a história de Romeu e Julieta, de William Shakespeare? Já sabemos que ela foi escrita há muito tempo atrás, mas o tema continua atual: o amor proibido entre dois jovens. O desafio é criar um figurino atual para Romeu e Julieta. Você pode desenhar, usar computador, colagem ou até mesmo se vestir e fotografar a sua criação.


Atenção para estas dicas:

- Os personagens estão no ano de 2019 e vivem no Brasil.

- É necessário pensar num motivo que torne o amor deles impossível e isto pode ser importante para o figurino.

- Apresente imagem e texto para contar a sua criação.


Exercício 2 – Que tal virar um personagem da literatura ou do cinema? Utilize maquiagem ou programas de edição de imagem para transformar o seu rosto.

Atenção para as regras: Não utilize de jeito nenhum produtos que você não conhece, principalmente próximo dos olhos, boca ou nariz.


Exercício 3 – Escolha uma história que você goste muito e faça um projeto de cenário, usando desenho, colagem, fotografia ou aplicativos de sua preferência. Dica: Faça algo muito diferente.

793 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page