top of page
  • ozildepassarella

Arte - 9º Ano A, B e C - Atividade 1 - 4º Bimestre - Gêneros musicais

Prof. Flávio - Aula exibida no CMSP em 26 de outubro de 2020.


(EF09AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais em gêneros da música popular brasileira e estrangeira, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.



Olá jovens estudantes! Espero que estejam todos bem!


Como já sabemos, a música é uma das linguagens da arte e possui o seu próprio sistema de representação.

Vamos pensar nas linguagens artísticas como se fosse uma família. Nesta família eu encontro várias “pessoas”: a Dança, o Teatro, a Música, o Desenho, a Literatura e etc.

Todos são artistas, todos produzem obras pensando no valor estético e simbólico, mas cada um do seu jeito.


Quando falamos de música, podemos pensar nos diversos instrumentos musicais, nas partituras, em timbre, duração, notas musicais e etc. Posso pensar também nas músicas que eu gosto e que talvez não sejam as mesmas músicas que o meu colega gosta. Eu posso preferir ouvir rock enquanto outra pessoa curte ouvir funk ou pagode.


Quando eu penso nestes diversos tipos de música, eu estou pensando em gêneros musicais.


Opa! O que significa o termo gênero?


Posso responder que são os tipos, classe, espécie, por exemplo: gênero masculino ou feminino.


Quando estou falando de música, posso dizer que os gêneros musicais são grupos que possuem alguma semelhança: rock, MPB, Sertanejo, Samba, forró, funk e tantos outros.


Ora, como é que eu sei que a música que tá tocando no rádio é um samba? Ah! Tem um ritmo que só o samba tem. Também percebo os instrumentos de percussão como pandeiro, agogô, tambor e etc.


Bom, mas será que todo samba é igual? Ou ainda temos outra divisão para dar nome para os tipos de samba?


Sim, além do gênero, ainda temos os estilos musicais:


Gêneros e estilos musicais

Sertanejo: sertanejo raiz, romântico, dançante, universitário.

MPB: Músicas de ditadura militar, MPB, Bossa nova, tropicalismo.

Samba: roda, partido alto, samba-enredo, breque, gafieira.

Forró: pé de serra, universitário, eletrônico.

Estrangeiras: country, blues, rock, pop, tango, flamenco, folk.


Então, o estilo musical são variações dentro do mesmo gênero. Tudo certo até aqui?


Então vamos para a primeira atividade:


Atividade 1 – 4º Bimestre – Ouvir uma música de um gênero e estilo musical que você NÃO gosta e escrever um pequeno texto contando como foi a experiência. Continua não gostando? Por quê?


Jovens, por favor! Ao enviar a atividade para o meu whatsapp informe o nome completo, turma e atividade.


Uma excelente semana para todos!


Link desta aula https://www.youtube.com/watch?v=slGTWmWeL2g

4.314 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Arte - 1º Ano do Ensino Médio A e B - Memória Coletiva

Professor Flávio Habilidades - Identificar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos e imateriais. Memória coletiva As pessoas que nasceram num mesmo período de tempo geralmente po

Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page