Atividade 1 - 4º Bimestre - Professores Flávio e Fernanda
(EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Boa tarde! Hoje vamos tratar de um tema que considero muito importante, o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro, data da morte do líder negro Zumbi, que lutou contra a escravidão. A data relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. Afinal, as gerações de afro-brasileiros que sucederam a época de escravidão sofreram (e ainda sofrem) diversos níveis de preconceito.
Vamos tratar deste tema através da obra de dois artistas negros e brasileiros:
Rosana Paulino, artista visual brasileira, educadora e curadora. Suas obras têm como foco principal as questões sociais, de etnia e de gênero que dizem respeito à mulher negra na sociedade brasileira.
Sidney Amaral, falecido em 2017, foi artista visual e professor da rede pública estadual em Mairiporã. Suas obras abordam as questões sociais e de etnia incluindo autorretratos e o uso de materiais diversos.
Bastidores, 1997 - Rosana Paulino - Reprodução em tecido e emoldurado por bastidor de madeira.
O atleta ou o sonho de kichute, de 2013 do artista Sidney Amaral.
Após observar o trabalho destes dois artistas incríveis, vamos agora escrever as nossas impressões sobre as obras.
01 - Elas se relacionam com o tema Consciência Negra? Por quê?
02 – É possível dizer que as obras tratam também de outros temas ou assuntos?
03 - Os artistas utilizam autorretratos e isto faz pensar como a população negra é geralmente apresentada nos filmes, noticiários, novelas e publicidade nos dias atuais. O que você pensa sobre isso?
Obrigado pela participação!
Comments