top of page
  • ozildepassarella

Arte - 1º A, B e C - Patrimônio Cultural

Professores Flávio e Fernanda.

Bom dia! No currículo de arte vamos estudar o tema Patrimônio Cultural. Para o entendimento deste assunto, começo reproduzindo o trecho do livro didático que já foi utilizado na escola e que alguns alunos devem ter em casa.

Leiam com atenção este trecho. Se você tem o livro Arte por toda Parte, volume único do Ensino Médio, vá para as páginas 272 e 273.

O patrimônio nosso de cada dia

Os museus, prédios históricos, praças e monumentos públicos são como a nossa casa, nos pertencem, fazem parte do nosso patrimônio, são nossa herança cultural. Somos de objetos, de lugares e até de cidades inteiras, como a cidade de Brasília, São Luís do Maranhão e o bairro do Pelourinho, em Salvador.

A palavra patrimônio tem sua origem no grego pater, que significa ¨pai¨ ou ¨paterno¨. Patrimônio, portanto, estaria relacionado com tudo aquilo que seria transmitido ou deixado de pai para filho. Com o decorrer do tempo, porém, a palavra patrimônio passou a ser utilizada para designar bens de natureza material e imaterial considerados importantes para a identidade das sociedades, sejam eles culturais ou naturais.

(....)

Após a leitura deste trecho já é possível ter algum entendimento do tema Patrimônio Cultural. Vamos destacar algumas palavras para aprofundar o nosso estudo. Veja:


PATRIMÔNIO - HERANÇA – BENS – IDENTIDADE


Agora tente usar estas palavras nas frases abaixo:

A - Após muito tempo de trabalho, comprei uma casa. Este é o meu único_______________.


B - Deixo para meus filhos a mais preciosa ____________, a honestidade!


C - Eram ____________de pouco valor mas ainda assim eram meus.


D – A minha________________, ou seja, quem eu sou, está no meu jeito de falar, nos meus costumes e na minha crença.

Atenção! Não precisa mandar este exercício para os professores. Anote em seu caderno o seu roteiro de estudo.


Estou entendendo que patrimônio é tudo aquilo que tenho e considero ter valor.

Herança é um conjunto de bens que recebo dos meus antepassados.

Identidade me diz quem eu sou. Não usamos esta palavra apenas para nomear o nosso RG.

Neste exercício simples, usamos estas palavras para falar de indivíduos. Então faço outras perguntas:

É possível usar estas palavras para falar de um lugar?

Uma cidade recebe heranças do passado? Quais são estas heranças?

Uma cidade poder guardar patrimônios?

Cidades têm identidade?


Pense nos lugares que você já visitou e escolha algo para representar este lugar. Por exemplo, eu conheço a cidade de Santos e escolho a praia para representar este lugar. Porém, se conheço muitas cidades com praias, talvez seja necessário escolher outra coisa para identificar a cidade de Santos. Então vou mudar a minha escolha para o jardim da orla da cidade de Santos. Você conhece?

Muitas cidades possuem jardins mas Santos construiu e preservou um jardim com vários quilômetros acompanhando a orla marinha. É algo que podemos chamar de patrimônio da cidade de Santos? É Algo que podemos colocar como parte da identidade desta cidade? Podemos dizer que os moradores e visitantes desta cidade receberam este jardim como herança?

Bom, acho que já temos muita coisa para pensar. Vamos aguardar o próximo capítulo!

103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page