Atividade 3 - 3º Bimestre - Prof. Flávio
Habilidade (EF09AR25) – Investigar, identificar e analisar o drama como gênero teatral e cinematográfico e as tecnologias digitais em diferentes tempos e espaços, inclusive no contexto paulista e brasileiro, aprimorando a capacidade de apreciação estética teatral.
O que você entende por drama no teatro?
Gênero teatral – drama: a palavra drama vem do grego e significa ação.
Logo, é um acontecimento ou situação. Quando eu digo: não seja dramático, estou dizendo que a pessoa está encenando. Neste gênero literário, o narrador conta a história enquanto os atores encenam e dialogam por meio das personagens.
No texto dramático a história é narrada por meio das ações dos personagens e de todo o conjunto cênico. Há narrativa, mas não há narrador, exceto nos casos em que ele é personagem. Quanto aos estilos literários, essa modalidade literária compreende:
Gêneros teatrais
Tragédia: representação de um fato trágico que causa catarse a quem assiste, ou seja, provoca alívio emocional na audiência.
Comédia: gênero que explora situações do dia a dia, exagera particularidades do comportamento humano e critica costumes de maneira bem-humorada, provocando risos no público durante a representação de um fato cênico.
Tragicomédia: gênero dramático que contém, ao mesmo tempo, elementos da tragédia e da comédia.
Farsa: gênero que, apesar de ser dramático, é cômico, exagerado e extravagante na abordagem de situações cotidianas, valores e relações sociais. Seus personagens são excêntricos e caricatos. Nas farsas, há questionamentos de valores, que é construído por meio de alegorias.
Teatro contemporâneo
Na aula anterior, falamos de arte contemporânea e assim como aconteceu nas artes visuais, música, dança ou literatura, o teatro também incorporou novas tecnologias e promoveu a fusão de linguagens.
FUSÃO DE LINGUAGENS?
Sim, quando há mistura de linguagens artísticas. Por exemplo, na Performance, o artista mistura dança, teatro e artes visuais.
As peças ou companhias de teatro contemporâneas exploram novas situações como por exemplo os locais aonde as peças são apresentadas ou incluindo cinema e outras linguagens artísticas durante a apresentação.
Não só isso, a maneira de atuar, os temas, a estética e as intenções também estão mudando, como já disse antes, porque o mundo também muda constantemente.
Por exemplo, a ascensão do nazismo na década de 20 provoca em muitos artistas novas questões para a arte.
Vocabulário
Catarse: purificação, ou o estado que leva a pessoa a se purificar, purgar.
Quando falamos de catarse no teatro, estamos tratando das peças que levam o expectador a este estado de grande comoção que permite a catarse.
Gênero: tipo, classe, espécie. Quando falo de gêneros teatrais, estou tratando de textos que são de diversos tipos: Exemplo: Tragédia é um gênero e Comédia outro gênero.
Estética: parte da Filosofia que discute como percebemos a beleza, ou que é considerado beleza para cada tempo. Exemplo: o pensamento estético do período medieval não é diferente do pensamento estético da arte moderna.
Questão de hoje - Após ler o texto, posso dizer que as palavras abaixo que melhor representam o Teatro Contemporâneo, são: (escreva em seu caderno apenas as palavras escolhidas)
TRADIÇÃO – MUDANÇA – INOVAÇÃO – TECNOLOGIA – EXPERIMENTAÇÃO
CONSERVADORISMO – ESTAGNAÇÃO – CONFORMISMO – INQUIETAÇÃO
Comments