top of page
  • ozildepassarella

1ª série EM - Arte - Intervenção em Arte: Projetos poéticos na escola

Atividade 1 – 3º Bimestre – Prof. Flávio e Fernanda. 07/08/2020


Habilidade – Articular imagens, ideias e sentimentos por meio das especificidades dos processos de criação nas linguagens das artes visuais, dança, música e teatro gerando projetos de intervenção na escola.

Boa tarde!


Na aula de hoje vamos falar de intervenções artísticas em espaços públicos.


Primeiro: o que significa a palavra intervenção?


Ato de intervir, de exercer influência em determinada situação na tentativa de alterar o seu resultado; interferência.


Ótimo! Agora que já sabemos o significado da palavra “intervenção” vamos pensar como eu posso intervir ou emitir opinião através da arte.


Ao longo do tempo, artistas colocam as suas opiniões usando várias técnicas artísticas: grafite, esculturas, objetos, interferências no espaço público. Veja, algumas são permitidas e outras são clandestinas. O grafite já foi uma forma de expressão considerada ilegal mas, depois de muito tempo, acabou sendo considerado um meio permitido enquanto a pichação continua na clandestinidade.


Será que somente os artistas colocam a sua opinião nos espaços públicos?


A resposta é NÃO. Andando pela cidade eu também observo publicidade de diversos

produtos, recebo folhetos e aprecio monumentos e esculturas que foram encomendadas pelo poder público. Pensando bem, a arquitetura é também uma forma de intervenção no espaço público.

Toda intervenção no espaço público estabelece diálogo com as pessoas que estão passando ou vivem naquele local.


Não, não estou dizendo que você deve conversar com uma escultura. Estou dizendo que você vai ver e ter uma opinião sobre o que está observando, pode gostar, não gostar ou simplesmente ignorar a obra.





Para que esta conversa se torne bastante produtiva, vou colocar um exemplo de algo que aconteceu faz pouco tempo. Leia o texto abaixo:


Do UOL, em São Paulo 07/06/2020 13h20


Manifestantes derrubaram hoje em Bristol, na Inglaterra, a estátua de Edward Colston, um comerciante local que fez fortuna com o tráfico de africanos para realizar trabalho escravo nas Américas.

Depois de derrubada, a estátua foi jogada no Rio Avon, que corta a cidade.

A estátua de bronze que foi erguida em 1895 causava controvérsia nos últimos anos na cidade. Uma petição reuniu 11 mil assinaturas pedindo que a imagem fosse retirada.

A companhia Royal African Company, da qual Colston era sócio, traficou mais de 84 mil africanos para as Américas. Desses, mais de 19 mil morreram durante a travessia.

O mundo vive uma onda de protestos contra o racismo desde a morte de George Floyd em 25 de maio. Floyd foi asfixiado por um policial branco por quase nove minutos em Minneapolis, nos EUA.


Após a retirada da estátua pelos manifestantes, uma outra escultura foi colocada no lugar.


Leia o trecho abaixo:


A escultura de uma manifestante negra com o punho erguido, instalada na cidada britânica de Bristol no lugar de uma estátua de um escravagista, foi retirada pela prefeitura nesta quinta-feira (16).

A estátua da manifestante tinha sido instalada em uma operação noturna secreta no lugar daquela de um mercador de escravos inglês do século XVII, cuja estátua fora derrubada por manifestantes antirracismo na cidade portuária de Bristol.



Após ler os textos e entender mais sobre intervenções em espaços públicos, vamos debater e pensar sobre o assunto?


Eu posso ser contra a derrubada da estátua do mercador negro porque mesmo sendo um episódio terrível da história, a escravidão, não podemos apagar o passado. A estátua devia permanecer no lugar para que todos lembram deste capítulo terrível.


Eu posso ser favorável a retirada da estátua do porque a imagem mercador de escravos não merece estar num pedestal no meio do passeio público. Não devemos prestar homenagem para este tipo de situação.

01 - Agora é a sua vez, qual a sua opinião sobre a retirada da estátua do mercador de escravos?

Atenção: Não é necessário copiar o texto no seu caderno. Você deve anotar o título e data da aula e fazer as anotações que considera importantes.


Tente escrever justificando a sua ideia.


Esta aula foi exibida no dia 07/08/2020 no link abaixo:



Boa leitura e uma excelente semana!

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page